O ensino de fração apresenta diversos desafios nas práticas didáticas pedagógicas focadas no desenvolvimento das habilidades numéricas e no pensamento crítico dos estudantes. Diante desse contexto, o presente artigo de revisão bibliográfica tem como objeto de pesquisa a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de frações na educação básica. O estudo científico tem a seguinte problemática: Como as (HQs) podem contribuir para o estudo das frações na educação básica? Com a finalidade de responder à pergunta norteadora da pesquisa, temos o seguinte objetivo geral: analisar estudos científicos que utilizam de (HQs) para o ensino de fração na educação básica. Os objetivos específicos são: a) mapear os principais artigos científicos que utilizam de (HQs) para o ensino de frações; b) fomentar discussões no ensino de matemática com foco no uso de (HQs); e c) propor estratégias de ensino com foco nas (HQs) que possam promover o letramento matemático na educação básica. Com a finalidade de estreitar o objeto de pesquisa elegeu-se como material de análise seis (06) revistas científicas da área da educação matemática do período de 2019 a 2023. Para análise dos dados temos um referencial teórico embasado em Smith (2019), Lopes (2008), Araújo (2013), Ramos (2019), entre outros autores que fundamentam as discussões desenvolvidas no artigo. A pesquisa foi desenvolvida com respaldo na metodologia de revisão bibliográfica, essa abordagem científica permite mapear os conhecimentos já produzidos e com isso, o pesquisador tem possibilidade de ampliar e de fomentar novos estudos da área pesquisada.