Este estudo traz para reflexão o conceito de gestão inclusiva a partir da realidade nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, apresentando como problema a seguinte indagação: “No IFRR vigora a gestão técnica burocrática ou gestão democrática, participativa e inclusiva?”. Apresento como objetivo geral analisar os aspectos legais, teóricos, políticos, administrativos, pedagógicos e interacionais em desenvolvimento no IFRR que possibilitem e favoreçam o desenvolvimento de uma gestão inclusiva e como objetivos específicos, destaco o conhecer destes subsídios expressos nos documentos institucionais que norteiam o desenvolvimento de uma gestão inclusiva no âmbito dos campi do IFRR; identificar como as práticas de gestão inclusiva tem garantido o cumprimento das políticas de educação inclusiva no que se refere a estes no âmbito dos campi do IFRR e averiguar nos referidos campi a efetividade de práticas de gestão inclusivas no que se refere ao planejamento e execução e acompanhamento destas. O percurso metodológico escolhido pauta-se no comprometimento com o processo histórico das políticas públicas na efetivação do direito à Educação Inclusiva e compreensão do público-alvo da educação especial no IFRR. Este estudo se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental fundamentando-se na abordagem epistemológica da Dialética e na Pedagogia Histórico-Crítica, a partir de um estudo de caso e documentos relacionados a problemática à luz dos autores como Libâneo, Ludke, Mantoan, Manfredi, entre outros. Neste processo de estudo tem-se como resultado preliminar a necessidade de maior aprofundamento por parte dos gestores sobre as politicas postas nos documentos macro e micro da Instituição, bem como a compreensão destes enquanto espaço de decisão e pratica inclusiva efetiva.