A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A HISTÓRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO PAÍS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110632 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 10894 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A HISTÓRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO PAÍS." "resumo" => "A experiência de investigar a ciência por meio de relatos históricos nos faz perceber o envolvimento das realidades imersas nas atividades culturais, estabelecendo relações entre os conhecimentos científicos tradicionais com a pesquisa acadêmica. A investigação da História da Química no Brasil proporciona aos educandos um ensino universalizado e deve ser inserida no Ensino de Química e na História da Química, possibilitando a percepção das realidades culturais e históricas da sociedade, e nos permite a construção do conhecimento científico. O objetivo desse trabalho é analisar na Carta a El Rei D. Manuel como Pero Vaz de Caminha descreve a utilização de pigmentos pelos índios no Brasil. A metodologia de pesquisa adotada é a revisão de literatura do tipo sistemática, que possibilitará a percepção e análise crítica da inserção do conteúdo de história da química nas atividades escolares. Como resultado da análise, foi percebido a descrição das cores vermelho e negro, oriundos dos pigmentos: brasileina, bixina e genipina, obtidos por meio de processos de extrações desenvolvidos pelos indígenas e que tempos depois foram aprimorados e aplicados na Química Moderna. Nesse movimento compreende-se as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, envolvendo relatos de momentos históricos, trazendo a ciência mais próxima a realidade da vida humana e seu desenvolvimento cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10894_TB2476_27102024171231.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARLEY DE ARAÚJO STEDILE" "autor_nome_curto" => "MARLEY STEDILE" "autor_email" => "mstedille@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110632 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 10894 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A HISTÓRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO PAÍS." "resumo" => "A experiência de investigar a ciência por meio de relatos históricos nos faz perceber o envolvimento das realidades imersas nas atividades culturais, estabelecendo relações entre os conhecimentos científicos tradicionais com a pesquisa acadêmica. A investigação da História da Química no Brasil proporciona aos educandos um ensino universalizado e deve ser inserida no Ensino de Química e na História da Química, possibilitando a percepção das realidades culturais e históricas da sociedade, e nos permite a construção do conhecimento científico. O objetivo desse trabalho é analisar na Carta a El Rei D. Manuel como Pero Vaz de Caminha descreve a utilização de pigmentos pelos índios no Brasil. A metodologia de pesquisa adotada é a revisão de literatura do tipo sistemática, que possibilitará a percepção e análise crítica da inserção do conteúdo de história da química nas atividades escolares. Como resultado da análise, foi percebido a descrição das cores vermelho e negro, oriundos dos pigmentos: brasileina, bixina e genipina, obtidos por meio de processos de extrações desenvolvidos pelos indígenas e que tempos depois foram aprimorados e aplicados na Química Moderna. Nesse movimento compreende-se as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, envolvendo relatos de momentos históricos, trazendo a ciência mais próxima a realidade da vida humana e seu desenvolvimento cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10894_TB2476_27102024171231.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARLEY DE ARAÚJO STEDILE" "autor_nome_curto" => "MARLEY STEDILE" "autor_email" => "mstedille@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }