O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Nova Venécia, focada na atuação do Nepgens na promoção de práticas inclusivas relacionadas às diferenças de gênero, diversidades sexuais e identidades múltiplas. Destaca-se a importância da educação sexual abrangente, que considera tanto aspectos biológicos quanto sociais e emocionais da sexualidade, ressaltando o papel da família e da escola nesse contexto. O currículo é visto como uma construção social que reflete valores e normas da sociedade, incluindo aspectos implícitos que transmitem mensagens sobre gênero e sexualidades. O texto discute a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades no Instituto Federal do Espírito Santo, destacando sua importância na promoção da igualdade, inclusão e respeito às diversidades. Apesar dos obstáculos enfrentados, o Núcleo visa conscientizar e transformar atitudes, especialmente no combate ao preconceito contra mulheres, ao machismo e à lgbtfobia. Uma pesquisa mista foi conduzida, utilizando questionários semiestruturados para coletar dados quantitativos e qualitativos, resultando em uma amostra representativa da população-alvo. Os resultados indicam uma complexidade nas relações familiares e suas limitações na educação da juventude em temas morais e éticos, com a atuação das escolas ainda aquém da função de inclusão, falhando em superar preconceitos como machismo, sexismo, lgbtfobia, racismo e capacitismo. Apesar disso, o Campus Nova Venécia é considerado pelos alunos como um ambiente inclusivo, embora identifiquem práticas para melhorias que necessitam da atenção do Nepgens, gestores e comunidade acadêmica em geral. Agradecimentos ao IFES pelo aporte acadêmico e financeiro.