EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS ENTRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO E AS LINGUAGENS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111850 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4237 "inscrito_id" => 4746 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS ENTRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO E AS LINGUAGENS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a educação para as relações étnico-raciais em uma perspectiva interdisciplinar, considerando a articulação do conhecimento histórico com as linguagens (visuais, sonoras, escritas, etc.). O artigo está estruturado em três partes: na primeira parte, apresentamos uma discussão teórica sobre a relação do ensino de História com as diversas linguagens (música, texto, peça teatral, filme, fotografia, pintura etc.) no desenvolvimento de uma educação centrada nas relações étnico-raciais. Em seguida, analisamos diversas possibilidades de atividades interdisciplinares para a educação básica de combate ao racismo e respeito às diferenças. Os conteúdos selecionados para a pesquisa foram: a situação dos negros no Pós-Abolição no Brasil, a política de segregação racial nos Estados Unidos e a luta pela conquista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Nessa parte do trabalho, propusemos as seguintes questões norteadoras: como as charges, pinturas, músicas, etc que tratam dos movimentos de resistência dos negros no Brasil e nos EUA contribuem para uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural? A utilização das diversas linguagens favorece a compreensão de um processo histórico e permite que os estudantes se posicionem contra o racismo? Por fim, realizamos um balanço sobre as principais vantagens e desafios da interdisciplinaridade em uma educação centrada no antirracismo e na valorização da diversidade étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4746_TB4237_09052024142236.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO GOMES DE LIMA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Breno Gomes de" "autor_email" => "glabreno@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111850 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4237 "inscrito_id" => 4746 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS ENTRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO E AS LINGUAGENS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a educação para as relações étnico-raciais em uma perspectiva interdisciplinar, considerando a articulação do conhecimento histórico com as linguagens (visuais, sonoras, escritas, etc.). O artigo está estruturado em três partes: na primeira parte, apresentamos uma discussão teórica sobre a relação do ensino de História com as diversas linguagens (música, texto, peça teatral, filme, fotografia, pintura etc.) no desenvolvimento de uma educação centrada nas relações étnico-raciais. Em seguida, analisamos diversas possibilidades de atividades interdisciplinares para a educação básica de combate ao racismo e respeito às diferenças. Os conteúdos selecionados para a pesquisa foram: a situação dos negros no Pós-Abolição no Brasil, a política de segregação racial nos Estados Unidos e a luta pela conquista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Nessa parte do trabalho, propusemos as seguintes questões norteadoras: como as charges, pinturas, músicas, etc que tratam dos movimentos de resistência dos negros no Brasil e nos EUA contribuem para uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural? A utilização das diversas linguagens favorece a compreensão de um processo histórico e permite que os estudantes se posicionem contra o racismo? Por fim, realizamos um balanço sobre as principais vantagens e desafios da interdisciplinaridade em uma educação centrada no antirracismo e na valorização da diversidade étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4746_TB4237_09052024142236.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO GOMES DE LIMA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Breno Gomes de" "autor_email" => "glabreno@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }