O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a educação para as relações étnico-raciais em uma perspectiva interdisciplinar, considerando a articulação do conhecimento histórico com as linguagens (visuais, sonoras, escritas, etc.). O artigo está estruturado em três partes: na primeira parte, apresentamos uma discussão teórica sobre a relação do ensino de História com as diversas linguagens (música, texto, peça teatral, filme, fotografia, pintura etc.) no desenvolvimento de uma educação centrada nas relações étnico-raciais. Em seguida, analisamos diversas possibilidades de atividades interdisciplinares para a educação básica de combate ao racismo e respeito às diferenças. Os conteúdos selecionados para a pesquisa foram: a situação dos negros no Pós-Abolição no Brasil, a política de segregação racial nos Estados Unidos e a luta pela conquista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Nessa parte do trabalho, propusemos as seguintes questões norteadoras: como as charges, pinturas, músicas, etc que tratam dos movimentos de resistência dos negros no Brasil e nos EUA contribuem para uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural? A utilização das diversas linguagens favorece a compreensão de um processo histórico e permite que os estudantes se posicionem contra o racismo? Por fim, realizamos um balanço sobre as principais vantagens e desafios da interdisciplinaridade em uma educação centrada no antirracismo e na valorização da diversidade étnico-racial.