Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS:RELATANDO NOSSA EXPERIÊNCIA COM A OFICINA DE RECICLAGEM NO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS - RECIFE/PE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação ambiental tem caráter multidisciplinar, podendo ser desenvolvida em diversos contextos, a fim de formar indivíduos críticos, reflexivos e capazes de buscar mudanças concretas em seu cotidiano. O desenvolvimento de trabalhos que busquem esta formação em espaços não-formais de aprendizagem pode contribuir positivamente para o avanço das sociedades. Nesse sentido, realizou-se, mediante a interação com o público, a “Oficina de Reciclagem” no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife-PE, tendo, como objetivo incentivar o uso de resíduos sólidos para a elaboração de outros objetos - reciclagem - visando a redução do impacto ambiental a longo prazo. Cabe destacar que, o desenvolvimento de oficinas educativas são dinâmicas por possibilitar a interação dos conceitos abordados com a estratégia prática de ensino, facilitando assim o aprendizado e aqui a formação de sujeitos com pensamento ecológico. A proposta de trabalhar com o tema reciclagem implica na mudança de práticas que estariam ligadas a sensibilização dos sujeitos sobre as questões ambientais e a alternativa de reciclar os resíduos. A oficina ocorreu em um espaço do zoológico que contava com um alto fluxo de visitantes, tendo como apoio uma mesa com diversos materiais recicláveis dispostos para o trabalho. A interação com o público foi mais intensa com as crianças, após abordado o tema em uma roda de conversas, as crianças puderam escolher qual objeto iriam confeccionar (quadro com colagem, jogo da velha, pião e bilboquê) sendo estes, disponibilizados para serem levados para casa após a atividade. Podemos aqui destacar o êxito desta atividade, pois ao longo do processo foi possível observarmos a interação das crianças que faziam perguntas, relatando vivências em casa ou na escola, demonstrando interesse com as possibilidades de reutilização de resíduos para construção de outros objetos, além das propostas da oficina.

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