O presente artigo define como principal objetivo apresentar o livro imagem como possibilidade de desenvolvimento da dimensão estética na etapa da Educação Infantil. Nesse estudo, elencam-se questões que se relacionam e leitura do livro enquanto objeto artístico e estético. São problematizados os aspectos que favorecem o desenvolvimento do letramento enquanto possibilidade ao leitor não alfabetizado. Defende-se que a leitura de imagens é uma tarefa complexa, uma vez que exige do leitor o empreendimento de capacidades tais como sensibilidade, abstração e atenção. Ler imagens requer que o sujeito observe e enlace essa visão ao âmbito da criatividade e dos sentimentos. Compreende-se que este tipo de produção artística possibilita à criança integrar-se ao universo da literatura, conduzindo a sua compreensão a noção de registro e a interpretação a luz da sua cultura de infância. As narrativas constituídas por meio de imagens proporcionam que a criança desenvolva autonomia e o conhecimento de si. As imagens interferem na sensibilidade humana de forma que a leitura das palavras não poderia. Afim de atingir o objetivo desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, amparada em levantamentos de pesquisa bibliográfica com diversos autores da área educacional, tais como Condillac (2018), Cosson (2018), Friedmann (2020), Ramos (2020), Hermann (2005) e Manguel (2001).