O presente trabalho, surge do questionamento em relação ao conteúdo dos materiais didáticos utilizados no ensino de Língua Inglesa, que em sua maioria ignoram as proposições das leis e dos pareceres que instituem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena mantendo uma linha pedagógica eurocêntrica e descolada da experiência dos estudantes. O referencial teórico do trabalho considera, em particular, a perspectiva intercultural crítica, que questiona os padrões hegemônicos das estratégias pedagógicas e dos currículos influenciados pelas diversas dimensões da colonialidade, que tem na hierarquização racial um de seus elementos chave. A partir disso, questiona-se sobre de que forma textos literários contra-hegemônicos podem contribuir nas estratégias para a implementação de uma educação antirracista. Pretende-se investigar como docentes de Língua Inglesa percebem a inserção das proposições da legislação em suas aulas, e construir um curso para docentes de Língua Inglesa que tenha como tema a possibilidade de uma educação antirracista. Como instrumentos de geração de dados serão utilizados no primeiro momento, a aplicação de um questionário on-line no ato da inscrição para o minicurso a ser realizado como segunda etapa. A análise do questionário, ainda em fase inicial de aplicação, indica que as aulas de Inglês têm sido tradicionalmente centradas na cultura e na história dos países do referido idioma, com uma ênfase mínima na diversidade étnico-racial.A pesquisa é de cunho qualitativo com elementos da pesquisa-ação sendo o grupo alvo, os docentes de Língua Inglesa que atuam no Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro Espera-se com esse estudo, contribuir para que os docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio, possam em suas aulas abordar a temática racial e implementar a Lei 10.639/03 com o intuito de minimizar na sociedade o racismo estrutural e todas as suas violentas implicações.