PROTAGONISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO DE JOVENS PERIFÉRICOS NO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIAS E ESPORTES (CUCA) EM FORTALEZA - CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110955 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2933 "inscrito_id" => 962 "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO DE JOVENS PERIFÉRICOS NO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIAS E ESPORTES (CUCA) EM FORTALEZA - CE" "resumo" => "A Educação Ambiental é um conjunto de ações interdisciplinares que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, sendo essencial na formação de todos os indivíduos. Contudo, uma parcela da população não tem acesso a uma educação de qualidade que aborda questões ambientais e sociais. Isso é evidente principalmente nas periferias de Fortaleza, onde as ações de Educação Ambiental ainda são escassas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e práticas ambientais educativas realizadas entre os anos de 2022 e 2023 por jovens de periferia que atuam no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciências e Esportes (CUCA), mais especificamente no Programa Cuca Ambiental. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e coleta de dados através de um questionário que foi disponibilizado a alguns voluntários do programa no formato online. A partir dos resultados pode-se afirmar que os voluntários, baseando-se no cotidiano de suas comunidades, planejaram e realizaram atividades de conscientização ambiental em espaços públicos de Fortaleza, interligando as questões ambientais globais à realidade das comunidades visitadas. Entre essas atividades pode-se citar: limpezas de praia, palestras, oficinas, plantio de mangue, campanhas de sensibilização, produção e distribuição de mudas. A construção e execução dessas ações foram feitas em bairros periféricos da capital, permitindo um diálogo entre questões ambientais e a realidade da população, dando uma maior compreensão dos impactos ambientais em comunidades vulneráveis, além de incentivar os voluntários a terem uma visão crítica e ambiental de seus bairros. Como resultado, os jovens participantes do programa puderam desenvolver suas habilidades de liderança, oratória e trabalho em grupo, tendo um espaço de influência na formação ambiental de outros jovens. Através dos relatos pode-se observar a relevância do protagonismo juvenil e periférico nas práticas ambientais realizadas em espaços marginalizados da cidade de Fortaleza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID962_TB2933_20102024114621.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN DE HOLANDA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "yasminholanda@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110955 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2933 "inscrito_id" => 962 "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO DE JOVENS PERIFÉRICOS NO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIAS E ESPORTES (CUCA) EM FORTALEZA - CE" "resumo" => "A Educação Ambiental é um conjunto de ações interdisciplinares que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, sendo essencial na formação de todos os indivíduos. Contudo, uma parcela da população não tem acesso a uma educação de qualidade que aborda questões ambientais e sociais. Isso é evidente principalmente nas periferias de Fortaleza, onde as ações de Educação Ambiental ainda são escassas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e práticas ambientais educativas realizadas entre os anos de 2022 e 2023 por jovens de periferia que atuam no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciências e Esportes (CUCA), mais especificamente no Programa Cuca Ambiental. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e coleta de dados através de um questionário que foi disponibilizado a alguns voluntários do programa no formato online. A partir dos resultados pode-se afirmar que os voluntários, baseando-se no cotidiano de suas comunidades, planejaram e realizaram atividades de conscientização ambiental em espaços públicos de Fortaleza, interligando as questões ambientais globais à realidade das comunidades visitadas. Entre essas atividades pode-se citar: limpezas de praia, palestras, oficinas, plantio de mangue, campanhas de sensibilização, produção e distribuição de mudas. A construção e execução dessas ações foram feitas em bairros periféricos da capital, permitindo um diálogo entre questões ambientais e a realidade da população, dando uma maior compreensão dos impactos ambientais em comunidades vulneráveis, além de incentivar os voluntários a terem uma visão crítica e ambiental de seus bairros. Como resultado, os jovens participantes do programa puderam desenvolver suas habilidades de liderança, oratória e trabalho em grupo, tendo um espaço de influência na formação ambiental de outros jovens. Através dos relatos pode-se observar a relevância do protagonismo juvenil e periférico nas práticas ambientais realizadas em espaços marginalizados da cidade de Fortaleza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID962_TB2933_20102024114621.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN DE HOLANDA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "yasminholanda@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }