Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTAGONISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO DE JOVENS PERIFÉRICOS NO CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIAS E ESPORTES (CUCA) EM FORTALEZA - CE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Ambiental é um conjunto de ações interdisciplinares que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, sendo essencial na formação de todos os indivíduos. Contudo, uma parcela da população não tem acesso a uma educação de qualidade que aborda questões ambientais e sociais. Isso é evidente principalmente nas periferias de Fortaleza, onde as ações de Educação Ambiental ainda são escassas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e práticas ambientais educativas realizadas entre os anos de 2022 e 2023 por jovens de periferia que atuam no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciências e Esportes (CUCA), mais especificamente no Programa Cuca Ambiental. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e coleta de dados através de um questionário que foi disponibilizado a alguns voluntários do programa no formato online. A partir dos resultados pode-se afirmar que os voluntários, baseando-se no cotidiano de suas comunidades, planejaram e realizaram atividades de conscientização ambiental em espaços públicos de Fortaleza, interligando as questões ambientais globais à realidade das comunidades visitadas. Entre essas atividades pode-se citar: limpezas de praia, palestras, oficinas, plantio de mangue, campanhas de sensibilização, produção e distribuição de mudas. A construção e execução dessas ações foram feitas em bairros periféricos da capital, permitindo um diálogo entre questões ambientais e a realidade da população, dando uma maior compreensão dos impactos ambientais em comunidades vulneráveis, além de incentivar os voluntários a terem uma visão crítica e ambiental de seus bairros. Como resultado, os jovens participantes do programa puderam desenvolver suas habilidades de liderança, oratória e trabalho em grupo, tendo um espaço de influência na formação ambiental de outros jovens. Através dos relatos pode-se observar a relevância do protagonismo juvenil e periférico nas práticas ambientais realizadas em espaços marginalizados da cidade de Fortaleza.

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