Este artigo apresenta uma pesquisa efetivada junto à direção e aos professores que leciona na educação básica dos anos iniciais de uma escola municipal no município de Cumaru-PE, visto que existem adversidades na práxis de leitura e na aprendizagem nessa escola, portanto a metodologia de preparação da leitura das crianças dos anos iniciais vem se invocando um amplo desafio para os professores em todo o Brasil. Tem como objetivo geral compreender as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais da educação básica. A decodificação é uma circunstância de cognição e, consequentemente, está exposta nas mais diversas ocorrências rotineiras da criança, e, por isso, desde muito cedo, a criança passa a refletir e a formular hipóteses fundamentais. Optou-se pelo método investigativo, a pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa com procedimento metodológico bibliográfico, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi utilizado como instrumento um questionário, com objetivo exploratório descritivo em quadros. Os resultados indicam que a maior parte dos alunos não lê fluentemente e o processo de ensino e aprendizagem fica prejudicado, para o processo de conhecimento aconteça de forma eficaz, torna-se essencial proporcionar práticas contínuas de leitura visando uma aprendizagem significativa no mundo letrado, oportunizando atividades inovadoras e fomentadoras para enaltecer o hábito diário da leitura e escrita dos alunos.