A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PEDAGOGO A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109873 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1412 "inscrito_id" => 3386 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PEDAGOGO A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino e investiga como a atuação profissional influencia na construção da identidade do pedagogo. Pimenta e Libâneo (1999), Tardif (2014) e Pimenta, Pinto e Severo (2021, 2022), apresentam um histórico das mudanças curriculares do curso de Pedagogia, associadas às normativas e a realidade socioeducacional, que por vezes necessita de especialistas e por vezes de professores. Além disso, os autores discutem como tais transformações incidem na identidade multifacetada do pedagogo. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa narrativa com base em Clandinin e Connelly (2011, 2015), que contou com a participação de cinco pedagogas, egressas do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Federal do Pampa, em exercício na Educação Básica. Os resultados indicam que as pedagogas exercem múltiplas atuações durante a profissão: professoras na Educação Básica, Supervisora, Coordenadora, diretora e orientadora educacional. Mostraram relação com a docência e com a gestão. Na concepção das pedagogas o estar em um cargo técnico constitui o ser pedagogo. Ainda consideram importante estar em diferentes funções pois trata-se de uma oportunidade de ampliar suas habilidades, a partir da prática que impõe desafios, como da formação continuada. A formação inicial, de acordo com as pedagogas, se mostra frágil, frente aos inúmeros desafios da profissão, reforçando a importância da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3386_TB1412_29022024224514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE SHUELLEN DE SOUSA ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Layse Shuellen" "autor_email" => "layseshuellencontato@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109873 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1412 "inscrito_id" => 3386 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PEDAGOGO A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino e investiga como a atuação profissional influencia na construção da identidade do pedagogo. Pimenta e Libâneo (1999), Tardif (2014) e Pimenta, Pinto e Severo (2021, 2022), apresentam um histórico das mudanças curriculares do curso de Pedagogia, associadas às normativas e a realidade socioeducacional, que por vezes necessita de especialistas e por vezes de professores. Além disso, os autores discutem como tais transformações incidem na identidade multifacetada do pedagogo. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa narrativa com base em Clandinin e Connelly (2011, 2015), que contou com a participação de cinco pedagogas, egressas do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Federal do Pampa, em exercício na Educação Básica. Os resultados indicam que as pedagogas exercem múltiplas atuações durante a profissão: professoras na Educação Básica, Supervisora, Coordenadora, diretora e orientadora educacional. Mostraram relação com a docência e com a gestão. Na concepção das pedagogas o estar em um cargo técnico constitui o ser pedagogo. Ainda consideram importante estar em diferentes funções pois trata-se de uma oportunidade de ampliar suas habilidades, a partir da prática que impõe desafios, como da formação continuada. A formação inicial, de acordo com as pedagogas, se mostra frágil, frente aos inúmeros desafios da profissão, reforçando a importância da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3386_TB1412_29022024224514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE SHUELLEN DE SOUSA ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Layse Shuellen" "autor_email" => "layseshuellencontato@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }