As transformações evidenciadas com a implementação do Novo Ensino Médio impulsionam a criação e implementação de Projetos Integradores, que buscam a participação de todas as disciplinas de maneira integrada. Este estudo foi conduzido em uma escola pública, envolvendo seis turmas da primeira série. As ações foram ancoradas nas experiências da disciplina de Educação Física, tendo como objetivo central a promoção de uma aprendizagem significativa aos alunos por meio da inclusão, utilizando os jogos africanos como ferramenta pedagógica. As etapas foram: apresentação do projeto e da trilha da Educação Física, a leitura das atividades propostas no livro didático (pesquisa sobre jogos africanos), a vivência de jogos motrizes africanos, a apresentação dos jogos africanos pesquisados pelos alunos para toda a sala de aula, a vivência dos protótipos, a organização e planejamento da exposição dos Jogos Africanos, e a culminância do projeto que resultou na exposição dos jogos africanos para toda a comunidade escolar. O estudo baseou-se em uma abordagem de pesquisa-ação, apresentando resultados qualitativos por meio da análise de conteúdo e depoimentos dos envolvidos no processo (alunos, professores e familiares). Os resultados indicam que os alunos com deficiência não apenas participaram das atividades propostas, mas também se tornaram protagonistas de seu processo educacional, compartilhando os conhecimentos adquiridos com toda a comunidade escolar e emocionando a todos. Conclui-se que a aprendizagem fundamentada em jogos, por meio das aulas de Educação Física, possibilita a inclusão social e promove uma aprendizagem significativa de maneira efetiva nos Projetos Integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias.