A sintaxe, importante conteúdo de estudo linguístico, é tida como um desafio na sala de aula, tanto no nível básico como no superior, devido a sua complexidade e à demanda interdisciplinar. Diante deste panorama, um estágio docente supervisionado foi desenvolvido buscando trabalhar a sintaxe e as classes gramaticais visando uma melhor aprendizagem dos estudantes do ensino médio sobre conhecimentos linguísticos. A experiência didática se deu no semestre letivo de 2023.1 da UFCG em uma escola pública localizada no município de Campina Grande. Assim, o presente trabalho apresenta um relato de experiência que objetiva tecer reflexões sobre essa abordagem interdisciplinar na área de linguística. O estágio foi desenvolvido a partir de uma sequência flexível que consiste em observação, planejamento e execução: a observação da dinâmica em sala de aula da turma influenciou o planejamento, que foi desenvolvido em colaboração com os professores responsáveis pela orientação e supervisão do estágio; a regência exigiu, então, uma constante reavaliação do que fora preparado ? movimentos significativos na determinação dos procedimentos metodológicos da experiência. Desse modo, tendo como alicerce teórico o livro didático, algumas gramáticas selecionadas ? como Azeredo (2014), Bechara (2001) e Neves (2000) ? e textos teóricos como Basílio (2013), o trabalho das orações subordinadas adjetivas e adverbiais foi desenvolvido em conexão com a retomada das classes de palavras, tratando das funções semânticas e sintáticas dos vocábulos que originam e diferenciam os determinados tipos de orações complexas. Este exercício se mostrou produtivo, agindo como revisão de conteúdos referentes ao ensino fundamental para, então, introduzir os conteúdos da sintaxe interoracional; a partir desse movimento de recuperação, a dificuldade de entender as orações subordinadas em questão foi amenizada, e o resultado foi satisfatório. Destacamos, assim, a importância de trabalhar as classes de palavras em consonância com os conteúdos de sintaxe.