A falta de acesso ao conhecimento em Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas limita significativamente as oportunidades de aprendizado e a preparação das crianças e adolescentes para o futuro digital. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo promover a disseminação dos fundamentos da IA entre os alunos do ensino fundamental da rede pública no município de Afogados da Ingazeira. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma oficina conduzida por estudantes do curso de Licenciatura em Computação no IFPE campus Afogados da Ingazeira. Durante a oficina, os alunos do ensino fundamental terão a oportunidade de aprender sobre conceitos básicos de IA. A metodologia peer instruction será aplicada, permitindo que os próprios alunos expliquem conceitos uns aos outros, reforçando assim o aprendizado. Após a oficina, será aplicado um questionário qualitativo para avaliar a compreensão dos alunos e coletar feedback sobre o conteúdo apresentado. Os resultados indicam que essa iniciativa contribui para a inclusão digital e a formação cidadã dos estudantes. Além disso, os alunos do curso de licenciatura aprimoraram suas habilidades pedagógicas e de comunicação. Em resumo, este trabalho destaca a importância de capacitar os alunos desde cedo em conceitos de IA preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo digital em constante evolução.