Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO BRINCAR É VIVER: RELATO DE VIVÊNCIAS UTILIZANDO TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO EM UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O território de exploração é um ambiente propulsor de estímulos sensoriais, aprendizagens e imaginação, proporcionam as crianças competências como: a autonomia de explorar seu corpo e o ambiente em que está inserido. Os recursos precisam ser previamente selecionados e bem organizados esteticamente para convidar as crianças para a investigação do território e com a intencionalidade pedagógica de que as crianças, através do brincar livre e da exploração espontânea, encontrem descobertas, crie memórias e novas habilidades. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: como os territórios devem ser organizados e quais recursos podem ser disponibilizados para melhor contribuir com a aprendizagem significativa das crianças? Como os professores descrevem as práticas desenvolvidas no projeto “Brincar é viver” utilizando os territórios de exploração? Como objetivo geral elencamos: compartilhar experiências exitosas realizadas em uma creche da rede municipal de Campina Grande-PB utilizando diversos territórios de exploração. Como objetivos específicos apontamos: Identificar as possibilidades de aprendizagem utilizando os territórios de exploração; sugestionar materiais inteligentes que possam inspirar os professores a criar territórios diversos; analisar a percepção dos professores envolvidos na utilização dos territórios de exploração. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de caso que teve como lócus uma creche da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos crianças de 0 a 3 anos. O referencial teórico utilizado foi Corsino (2012); Aver (2012), Dallabona (2004); Maria Montessori (2017), DCNEI (2009), BNCC (2019), RCNEI (1998). Como resultado, apresentamos experiências exitosas na execução do projeto que enfatizou a importância dos territórios de exploração no desenvolvimento integral das crianças, e do papel do professor como ator importante na organização, planejamento e intencionalidade desses espaços. A experiência demonstra que, quando os professores atuam como facilitadores e organizadores desses espaços, podem promover um ambiente de aprendizado rico e significativo.

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