ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111009 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3003 "inscrito_id" => 10371 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10371_TB3003_08042024194627.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANY BARRET" "autor_email" => "stephanybarretodasilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111009 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3003 "inscrito_id" => 10371 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10371_TB3003_08042024194627.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STEPHANY BARRET" "autor_email" => "stephanybarretodasilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }