UMA VISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111657 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3949 "inscrito_id" => 11529 "titulo" => "UMA VISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A Educação Física adaptada abrange conteúdos diversificados garantindo inclusão e desenvolvimento de habilidades e capacidades que provêm a inclusão de Pessoas com Deficiências (PCDs), necessitando de um olhar diferenciado em estratégias de adaptação em programas voltados à atividade física, trabalhando o desenvolvimento das habilidades motoras mediante a suas necessidades físicas e cognitivas contribuindo para autonomia e qualidade de vida. Dessa forma, este trabalho busca compreender como o profissional de Educação Física (EF) articula estratégias de ensino para inclusão dos PCDs, identificando as principais estratégias metodológicas e seu processo de avaliação e adaptação, como também descreve e argumenta sobre a contribuição e desafios do profissional de EF no ensino e aprendizagem dos PCDs. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica com estudo descritivo e abordagem qualitativa. A deficiência não deve ser vista como uma dificuldade, mas ser considerada uma motivação, ao qual o profissional de EF é primordial na inclusão, intervindo de maneira direta, ao pensar em ações que venham a explorar outras habilidades respeitando a individualidade de cada aluno e pensando possibilidades de adaptações. Encontra-se dificuldade no decorrer do processo, como a má formação de profissionais capacitados. A carência de espaços com equipamentos adaptados também é tido como um desafio e para superar desafios impostos é necessário adequações de metodologias e avaliações propostas para os PCDs. A EF adaptada contribui na aprendizagem, garantindo o direito à cidadania, abrange conteúdos diversificados proporcionando aos alunos participação e inclusão em atividades aos quais proporciona vivências e práticas cotidianas para obter uma boa qualidade de vida e autonomia dos PCDs. Na perspectiva inclusiva o profissional em EF deverá aplicar metodologias adaptadas buscando trabalhar na melhoria e aprimoramento de habilidades aos quais possam ser desenvolvidas independente do tipo ou grau de deficiência, respeitando as limitações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11529_TB3949_20102024203648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZZA FELIPE CAVALCANTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZZA" "autor_email" => "2022103544@app.asces.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111657 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3949 "inscrito_id" => 11529 "titulo" => "UMA VISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A Educação Física adaptada abrange conteúdos diversificados garantindo inclusão e desenvolvimento de habilidades e capacidades que provêm a inclusão de Pessoas com Deficiências (PCDs), necessitando de um olhar diferenciado em estratégias de adaptação em programas voltados à atividade física, trabalhando o desenvolvimento das habilidades motoras mediante a suas necessidades físicas e cognitivas contribuindo para autonomia e qualidade de vida. Dessa forma, este trabalho busca compreender como o profissional de Educação Física (EF) articula estratégias de ensino para inclusão dos PCDs, identificando as principais estratégias metodológicas e seu processo de avaliação e adaptação, como também descreve e argumenta sobre a contribuição e desafios do profissional de EF no ensino e aprendizagem dos PCDs. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica com estudo descritivo e abordagem qualitativa. A deficiência não deve ser vista como uma dificuldade, mas ser considerada uma motivação, ao qual o profissional de EF é primordial na inclusão, intervindo de maneira direta, ao pensar em ações que venham a explorar outras habilidades respeitando a individualidade de cada aluno e pensando possibilidades de adaptações. Encontra-se dificuldade no decorrer do processo, como a má formação de profissionais capacitados. A carência de espaços com equipamentos adaptados também é tido como um desafio e para superar desafios impostos é necessário adequações de metodologias e avaliações propostas para os PCDs. A EF adaptada contribui na aprendizagem, garantindo o direito à cidadania, abrange conteúdos diversificados proporcionando aos alunos participação e inclusão em atividades aos quais proporciona vivências e práticas cotidianas para obter uma boa qualidade de vida e autonomia dos PCDs. Na perspectiva inclusiva o profissional em EF deverá aplicar metodologias adaptadas buscando trabalhar na melhoria e aprimoramento de habilidades aos quais possam ser desenvolvidas independente do tipo ou grau de deficiência, respeitando as limitações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11529_TB3949_20102024203648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZZA FELIPE CAVALCANTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZZA" "autor_email" => "2022103544@app.asces.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }