METODOLOGIA APLICADA NO CURSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ATUANTES NO GINÁSIO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109967 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1545 "inscrito_id" => 2874 "titulo" => "METODOLOGIA APLICADA NO CURSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ATUANTES NO GINÁSIO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O governo da Prefeitura do Rio de Janeiro vem implementando os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que é um espaço que teoricamente vai trabalhar, com alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, tecnologias que vão aprimorar a aprendizagem em vários campos do conhecimento. Essa unidade de ensino com perfil de Ginásio Educacional Tecnológico foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro em março de 2022. Este estudo é parte integrante de uma tese de doutoramento, tem como principais objetivos; identificar a metodologia usada nos cursos de formação dos docentes atuantes nesse ginásio, compreender as lacunas pedagógicas que permeiam o ensino nesse modelo de escola e contribuir para que professor desenvolva ações assertivas nas suas práticas pedagógicas. Adotamos como procedimento metodológico de investigação a pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, a partir do método cartográfico, lançando mão das narrativas e conversas que permitem criar uma visão holística do objeto e compreender as experiências vivenciadas pelos participantes. Essa investigação tem o potencial de contribuir de forma significativa com a qualidade do ensino público/privado, podendo vencer desafios no que tange a formação continuada docente e reconhecer oportunidades que possam elencar estratégias pedagógicas colaborativas. Ao promover uma análise crítica e objetiva/subjetiva dessa metodologia formativa, a pesquisa pode servir de base para o desenvolvimento de metas e ações para tomada de decisão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2874_TB1545_29022024234418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA SOUZA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RITA SOUZA DE C" "autor_email" => "ritacastrosz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109967 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1545 "inscrito_id" => 2874 "titulo" => "METODOLOGIA APLICADA NO CURSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ATUANTES NO GINÁSIO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O governo da Prefeitura do Rio de Janeiro vem implementando os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que é um espaço que teoricamente vai trabalhar, com alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, tecnologias que vão aprimorar a aprendizagem em vários campos do conhecimento. Essa unidade de ensino com perfil de Ginásio Educacional Tecnológico foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro em março de 2022. Este estudo é parte integrante de uma tese de doutoramento, tem como principais objetivos; identificar a metodologia usada nos cursos de formação dos docentes atuantes nesse ginásio, compreender as lacunas pedagógicas que permeiam o ensino nesse modelo de escola e contribuir para que professor desenvolva ações assertivas nas suas práticas pedagógicas. Adotamos como procedimento metodológico de investigação a pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, a partir do método cartográfico, lançando mão das narrativas e conversas que permitem criar uma visão holística do objeto e compreender as experiências vivenciadas pelos participantes. Essa investigação tem o potencial de contribuir de forma significativa com a qualidade do ensino público/privado, podendo vencer desafios no que tange a formação continuada docente e reconhecer oportunidades que possam elencar estratégias pedagógicas colaborativas. Ao promover uma análise crítica e objetiva/subjetiva dessa metodologia formativa, a pesquisa pode servir de base para o desenvolvimento de metas e ações para tomada de decisão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2874_TB1545_29022024234418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA SOUZA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RITA SOUZA DE C" "autor_email" => "ritacastrosz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }