CAMINHOS PARA INCLUSÃO: RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110638 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 2946 "titulo" => "CAMINHOS PARA INCLUSÃO: RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Diante dos inúmeros desafios enfrentados na escola pública, os temas que envolvem a inclusão cada vez mais são solicitados pela legislação a estarem presente no âmbito escolar. Dessa maneira, é necessário pensar ações e práticas que consigam atender a legislação vigente; ademais, é urgente que a escola seja um lugar que abrigue a diversidade. Isto posto, apresentar ações e práticas no contexto da escola pública na relação entre sala de aula comum e sala de Atendimento Educacional Especializado, considerando a inclusão de alunos (as) com deficiências e outros transtornos do desenvolvimento, se faz objetivo deste trabalho. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e, para produção de conhecimentos, utilizamos o relato de experiência, apresentando a descrição de intervenções e reflexões críticas acerca das vivências. A fim de embasar as ponderações aqui compartilhadas, utilizamos os estudos de Lakatos e Marconi (2003); Silva e Meneses (2005); Lustosa (2002); Nozu, Siems e Kassar (2021); Figueiredo (2008), dentre outros. Assim, os dados da pesquisa elucidam que a construção de uma escola inclusiva se faz, também, mediante a implementação de práticas e atitudes que se alicerçam em um olhar atento às potencialidades do educando, e não apenas as suas dificuldades. Em suma, apesar dos desafios do cotidiano da escola pública, esse é um espaço que, com apoio da comunidade escolar e do Poder Público, pode atuar como catalisador de uma sociedade mais inclusiva e aberta às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2946_TB2484_27102024212443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAJLA ALMEIDA MARQUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NAJLA" "autor_email" => "najlaalmeida.1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110638 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 2946 "titulo" => "CAMINHOS PARA INCLUSÃO: RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Diante dos inúmeros desafios enfrentados na escola pública, os temas que envolvem a inclusão cada vez mais são solicitados pela legislação a estarem presente no âmbito escolar. Dessa maneira, é necessário pensar ações e práticas que consigam atender a legislação vigente; ademais, é urgente que a escola seja um lugar que abrigue a diversidade. Isto posto, apresentar ações e práticas no contexto da escola pública na relação entre sala de aula comum e sala de Atendimento Educacional Especializado, considerando a inclusão de alunos (as) com deficiências e outros transtornos do desenvolvimento, se faz objetivo deste trabalho. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e, para produção de conhecimentos, utilizamos o relato de experiência, apresentando a descrição de intervenções e reflexões críticas acerca das vivências. A fim de embasar as ponderações aqui compartilhadas, utilizamos os estudos de Lakatos e Marconi (2003); Silva e Meneses (2005); Lustosa (2002); Nozu, Siems e Kassar (2021); Figueiredo (2008), dentre outros. Assim, os dados da pesquisa elucidam que a construção de uma escola inclusiva se faz, também, mediante a implementação de práticas e atitudes que se alicerçam em um olhar atento às potencialidades do educando, e não apenas as suas dificuldades. Em suma, apesar dos desafios do cotidiano da escola pública, esse é um espaço que, com apoio da comunidade escolar e do Poder Público, pode atuar como catalisador de uma sociedade mais inclusiva e aberta às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2946_TB2484_27102024212443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAJLA ALMEIDA MARQUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NAJLA" "autor_email" => "najlaalmeida.1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }