Esse trabalho científico faz parte da tese de doutorado em construção intitulada de “ O Atelier Pedagógico contribuindo no ensino: diferentes vivências para as crianças de uma classe multisseriada de uma escola do campo em Piripiri, Piauí” e teve como objetivo primário descrever as contribuições do Atelier pedagógico como estratégia de ensino em uma sala multisseriada na cidade de Piripiri, no Piauí. O referencial teórico teve como embasamento central as ideias do pedagogo e psicólogo italiano Loris Malaguzzi (1920-1994) a partir da sua pedagogia da escuta e das relações. A pesquisa se deu entre os meses de junho e outubro do ano de 2023, foi um estudo de caso com o uso de entrevistas, fotografias e observação sistemática para a coleta de dados. O estudo aconteceu em uma sala multisseriada em uma escola do campo na comunidade chamada de Olho D´água, na cidade de Piripiri-Piauí com crianças entre 3 e 8 anos de idade. Os resultados mostraram que a escuta sensível, participação infantil, autonomia foram as principais contribuições vividas naquele espaço escolar. Diante do que foi percebido na coleta de dados, acredita-se que o Atelier Pedagógico é uma estratégia de ensino relevante pois, oportuniza aos envolvidos se apresentarem como protagonistas dos processos de ensino e de aprendizagem.