DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios.