DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114431 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7929 "inscrito_id" => 20104 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20104_TB7929_30092024141818.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAILZA" "autor_email" => "izza05@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114431 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7929 "inscrito_id" => 20104 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20104_TB7929_30092024141818.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAILZA" "autor_email" => "izza05@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }