Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7929
    "inscrito_id" => 20104
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "resumo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20104_TB7929_30092024141818.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILZA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAILZA"
    "autor_email" => "izza05@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7929
    "inscrito_id" => 20104
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "resumo" => "DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20104_TB7929_30092024141818.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILZA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAILZA"
    "autor_email" => "izza05@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NOS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Jailza da silva Santos 1 Monica da Silva Medeiros 2 Juliana de Macedo vidal 3 Resumo O artigo apresenta inicialmente uma visão das ideias de alguns teóricos em relação aos desafios da aprendizagem na educação infantil, e constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos nos quais abordam esse tema. Esses teóricos abordam alguns processos que influenciam a construção do conhecimento através de etapas e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. E bordaremos também as leis que regem a educação infantil e os desafios que temos que enfrentar diariamente por causa de problemas nas políticas públicas mal desempenhada em relação à educação infantil. Nessa perspectivas este estudo surgiu após as inquietações vivenciadas pelo mundo moderno que vem modelando comportamentos e exigindo mais do professor. Esse trabalho foi realizado através de um estudo teórico e de campo em uma escola do município de Mamanguape-PB contou com 12 profissionais da educação infantil no qual foi abordada questões como, formação do profissional, recursos disponível para um bom desempenho, estrutura física do ambiente e apoio dos pais ou responsáveis. Constatei que a formação profissional ainda não é suficiente para um bom desempenho, pois a maioria dos profissionais se declararam não se sentem preparadas para receber crianças com alguns tipos de deficiências, mostrando assim a carências de políticas públicas na formação profissional, a ausências dos pais na educação dos filhos também apresenta um fator preocupante, bem como a falta de recursos para auxiliar os profissional no ensino e aprendizagem. Um fator positivo foi a estrutura física do ambiente escolar favorável aos alunos, professor e cuidador escolar. Palavras-chave: Aprendizagem, Construção, conhecimento, Desenvolvimento, Desafios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.