FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113287 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6303 "inscrito_id" => 16498 "titulo" => "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16498_TB6303_08102024232302.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGÊNYO RAFAEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA" "autor_email" => "navegarafa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113287 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6303 "inscrito_id" => 16498 "titulo" => "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16498_TB6303_08102024232302.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGÊNYO RAFAEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA" "autor_email" => "navegarafa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }