EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA EEEP NO INTERIOR DO CEARÁ: MERCADO DE TRABALHO OU INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110923 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2883 "inscrito_id" => 11144 "titulo" => "EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA EEEP NO INTERIOR DO CEARÁ: MERCADO DE TRABALHO OU INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A efetivação das Escolas Estaduais de Educação Profissional-EEEP no Ceará em 2008, por meio da Lei nº 14.273/08, teve dupla finalidade, preparar os jovens para o mercado de trabalho e para o Ensino Superior. Com base nesses objetivos, o presente estudo se propõe a analisar as expectativas dos/as estudantes da terceira série ao concluírem o ensino médio em 2024 na EEEP Alfredo Nunes de Melo, situada no município de Acopiara-CE. Para alcançar tal propósito, foi feita uma investigação quantitativa e qualitativa, empregando questionários semiestruturados, rodas de conversas realizadas na própria instituição e dados secundários provenientes do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE/ESCOLA). Após a coleta e análise dos dados, observou-se que a EEEP em questão possui uma relevante abrangência territorial, recebendo alunos da zona rural, distritos e outros municípios vizinhos. Ademais, destaca-se o expressivo número de ex-alunos que ingressaram tanto em universidades públicas quanto privadas nos anos anteriores. No entanto, em relação ao mercado de trabalho, foi possível observar, através dos dados, que o número de alunos que conseguem vagas após concluir seus estágios ainda é reduzido, contrariando a filosofia das escolas empresas implementadas no estado do Ceará. Nesse sentido, os resultados destacam a importância da análise constante e crítica das políticas educacionais implementadas, visando sempre o alinhamento entre os objetivos propostos e os resultados alcançados. Percebeu-se avanços na formação acadêmica dos estudantes, ao mesmo tempo, desafios a serem superados no que diz respeito à inserção desses jovens no mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11144_TB2883_27102024200836.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JOYCE F GOMES" "autor_email" => "joyce.gomes@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110923 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2883 "inscrito_id" => 11144 "titulo" => "EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA EEEP NO INTERIOR DO CEARÁ: MERCADO DE TRABALHO OU INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A efetivação das Escolas Estaduais de Educação Profissional-EEEP no Ceará em 2008, por meio da Lei nº 14.273/08, teve dupla finalidade, preparar os jovens para o mercado de trabalho e para o Ensino Superior. Com base nesses objetivos, o presente estudo se propõe a analisar as expectativas dos/as estudantes da terceira série ao concluírem o ensino médio em 2024 na EEEP Alfredo Nunes de Melo, situada no município de Acopiara-CE. Para alcançar tal propósito, foi feita uma investigação quantitativa e qualitativa, empregando questionários semiestruturados, rodas de conversas realizadas na própria instituição e dados secundários provenientes do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE/ESCOLA). Após a coleta e análise dos dados, observou-se que a EEEP em questão possui uma relevante abrangência territorial, recebendo alunos da zona rural, distritos e outros municípios vizinhos. Ademais, destaca-se o expressivo número de ex-alunos que ingressaram tanto em universidades públicas quanto privadas nos anos anteriores. No entanto, em relação ao mercado de trabalho, foi possível observar, através dos dados, que o número de alunos que conseguem vagas após concluir seus estágios ainda é reduzido, contrariando a filosofia das escolas empresas implementadas no estado do Ceará. Nesse sentido, os resultados destacam a importância da análise constante e crítica das políticas educacionais implementadas, visando sempre o alinhamento entre os objetivos propostos e os resultados alcançados. Percebeu-se avanços na formação acadêmica dos estudantes, ao mesmo tempo, desafios a serem superados no que diz respeito à inserção desses jovens no mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11144_TB2883_27102024200836.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JOYCE F GOMES" "autor_email" => "joyce.gomes@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }