A LUDICIDADE COMO ESPAÇO DE FALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Nesse sentido, é preciso permitir o espaço para a criança, por meio das interações, vivenciar e significar a sua experiência, proporcionando situações em que exista o incentivo à oralidade. Diante desse contexto, é nosso interesse fazer uma discussão acerca da ludicidade na educação, objetivando compreender como a ludicidade presente em práticas escolares ajuda a desenvolver a oralidade em crianças em fase de aquisição de linguagem. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos os termos linguagem, ludicidade, brincadeira, jogo e brinquedo, à luz de alguns teóricos como Marcuschi (2001), Bakhtin (1988), Kramer (2007), Vygotsky (2010), Luckesi (2002), Friedmann (2005), Brougére (1998), e também de alguns Documentos do MEC que induzem políticas públicas para a Educação Infantil, apontando o brincar como direito da criança, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1999), a Base Nacional Comum Curricular (2017), entre outros. 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