Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LINGUAGEM ARTÍSTICA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO INFANTIL ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114062
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7383
    "inscrito_id" => 16708
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LINGUAGEM ARTÍSTICA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO INFANTIL ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA"
    "resumo" => "O artigo discorre sobre a visão infantil acerca do espaço escolar, através da linguagem artística, com uso de desenho e pintura, que fazem parte das experiências estéticas da criança na educação infantil. Neste estudo foi realizada a pesquisa qualitativa, buscando compreender a experiências estéticas e quantitativa, uma vez que engloba dados quantificáveis da realidade das crianças. Esse trabalho foi motivado pela disciplina “Estágio Curricular em Gestão do Trabalho Docente I” do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão no 1º semestre de 2023. A disciplina tinha como objetivo analisar a percepção infantil sobre espaço escolar e as práticas pedagógicas da educação infantil. A experiência estética é uma proposta que agrega ao ensinar as diversas formas de linguagem artística, sendo sustentada por princípios, como: sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão, nas diversas manifestações artísticas. A sondagem pedagógica foi realizada para coletar os dados subjetivos de 9 crianças, com cinco anos, visando expor suas observações e opiniões sobre os diferentes espaços da escola (sala, pátio, cozinha e a área de brincar), tendo como objetivo verificar qual o espaço preferido e o espaço menos ou não preferido das crianças e os motivos de suas escolhas. Assim, constatou-se que a área de brinquedos é o ambiente que mais gostam, mas que menos frequentam; e a sala é o ambiente que menos gostam, tendo como justificativa as seguintes colocações: a existência de poucos brinquedos, o excesso de atividades visto que preferem brincar. Assim, é evidenciando que a criança é sujeito ativo que observa e manifesta suas percepções a partir do que vivenciam e/ou vivenciaram. Logo, a experiência estética através da linguagem artística possibilitou compreender e analisar o que a criança sente acerca do seu contexto, pois consegue construir e expor os significados do seu ambiente escolar ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16708_TB7383_27102024103057.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHIENNE REGINA GAMA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KATHIENNE"
    "autor_email" => "prof.kathienneufma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114062
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7383
    "inscrito_id" => 16708
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LINGUAGEM ARTÍSTICA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO INFANTIL ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA"
    "resumo" => "O artigo discorre sobre a visão infantil acerca do espaço escolar, através da linguagem artística, com uso de desenho e pintura, que fazem parte das experiências estéticas da criança na educação infantil. Neste estudo foi realizada a pesquisa qualitativa, buscando compreender a experiências estéticas e quantitativa, uma vez que engloba dados quantificáveis da realidade das crianças. Esse trabalho foi motivado pela disciplina “Estágio Curricular em Gestão do Trabalho Docente I” do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão no 1º semestre de 2023. A disciplina tinha como objetivo analisar a percepção infantil sobre espaço escolar e as práticas pedagógicas da educação infantil. A experiência estética é uma proposta que agrega ao ensinar as diversas formas de linguagem artística, sendo sustentada por princípios, como: sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão, nas diversas manifestações artísticas. A sondagem pedagógica foi realizada para coletar os dados subjetivos de 9 crianças, com cinco anos, visando expor suas observações e opiniões sobre os diferentes espaços da escola (sala, pátio, cozinha e a área de brincar), tendo como objetivo verificar qual o espaço preferido e o espaço menos ou não preferido das crianças e os motivos de suas escolhas. Assim, constatou-se que a área de brinquedos é o ambiente que mais gostam, mas que menos frequentam; e a sala é o ambiente que menos gostam, tendo como justificativa as seguintes colocações: a existência de poucos brinquedos, o excesso de atividades visto que preferem brincar. Assim, é evidenciando que a criança é sujeito ativo que observa e manifesta suas percepções a partir do que vivenciam e/ou vivenciaram. Logo, a experiência estética através da linguagem artística possibilitou compreender e analisar o que a criança sente acerca do seu contexto, pois consegue construir e expor os significados do seu ambiente escolar ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16708_TB7383_27102024103057.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHIENNE REGINA GAMA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KATHIENNE"
    "autor_email" => "prof.kathienneufma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo discorre sobre a visão infantil acerca do espaço escolar, através da linguagem artística, com uso de desenho e pintura, que fazem parte das experiências estéticas da criança na educação infantil. Neste estudo foi realizada a pesquisa qualitativa, buscando compreender a experiências estéticas e quantitativa, uma vez que engloba dados quantificáveis da realidade das crianças. Esse trabalho foi motivado pela disciplina “Estágio Curricular em Gestão do Trabalho Docente I” do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão no 1º semestre de 2023. A disciplina tinha como objetivo analisar a percepção infantil sobre espaço escolar e as práticas pedagógicas da educação infantil. A experiência estética é uma proposta que agrega ao ensinar as diversas formas de linguagem artística, sendo sustentada por princípios, como: sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão, nas diversas manifestações artísticas. A sondagem pedagógica foi realizada para coletar os dados subjetivos de 9 crianças, com cinco anos, visando expor suas observações e opiniões sobre os diferentes espaços da escola (sala, pátio, cozinha e a área de brincar), tendo como objetivo verificar qual o espaço preferido e o espaço menos ou não preferido das crianças e os motivos de suas escolhas. Assim, constatou-se que a área de brinquedos é o ambiente que mais gostam, mas que menos frequentam; e a sala é o ambiente que menos gostam, tendo como justificativa as seguintes colocações: a existência de poucos brinquedos, o excesso de atividades visto que preferem brincar. Assim, é evidenciando que a criança é sujeito ativo que observa e manifesta suas percepções a partir do que vivenciam e/ou vivenciaram. Logo, a experiência estética através da linguagem artística possibilitou compreender e analisar o que a criança sente acerca do seu contexto, pois consegue construir e expor os significados do seu ambiente escolar .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.