De acordo com a Organização das Nações Unidas da educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) acreditam-se que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem contribuir para uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem, além do desenvolvimento profissional do docente. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar a utilização do aplicativo Células para o ensino-aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio do IFMA campus Codó. Para tanto, teremos como embasamento teórico Vigário el al (2019) que trata a respeito do ensino e aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio; comentando que a mesma tem se tornado norteadora para professores e alunos. Dentro do campo metodológico do estudo, a pesquisa tem cunho qualitativo, por natureza exploratória e descritiva incluindo entrevistas baseadas em questionários com professores e alunos do Instituto Federal, além da aplicação e utilização do aplicativo educacional Células. Os resultados esperados visam identificar os principais desafios dos professores na elaboração do conteúdo, das principais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo celular, além de analisar a eficácia do aplicativo Células na compreensão da temática, bem como, seus possíveis impactos na aprendizagem dos alunos e professores. Este estudo pode se tornar relevante e útil para sociedade e a comunidade acadêmica, pois pode contribuir para o uso das tecnologias educacionais no ensino de Biologia Celular, melhorando a qualidade do ensino e aprendizagem. Este estudo também poderá servir como fontes para outros pesquisadores com a mesma linha de pesquisa.