Objetivou-se analisar a percepção dos estudantes quanto à adaptação e aplicação do Grupo de Verbalização e Grupo de Observação – GV/GO como técnica avaliativa da aprendizagem no Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFC. Realizou-se estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, de agosto de 2022 a dezembro de 2023. Considerou-se o universo de 94 estudantes surdos e ouvintes matriculados em duas disciplinas obrigatórias e uma optativa, ofertadas em 2022.1 a 2023.2. Analisou-se as falas dos estudantes mediante análise temática. Coletou-se informações aplicando protocolo de avaliação da técnica, desenvolvido pela autora. A partir das falas dos alunos, ao final de cada avaliação, identificou-se quatro núcleos de sentido: adequação das estratégias de ensinagem e de avaliação; aprendizagem durante o processo avaliativo; garantia da acessibilidade metodológica de estudantes surdos e ouvintes, desenvolvimento da habilidade para a hetero e a autoavaliação. Na percepção dos estudantes, a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas, além de que após a adaptação espacial na disposição dos grupos considerando a visualidade do estudante Surdo. Afirmaram que a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas; e que a adaptação espacial na disposição dos grupos potencializou a participação efetiva dos estudantes Surdos. A técnica revela-se desafiadora para os professores em formação, levando-os a se prepararem mediante leitura crítica dos textos e discussão prévia com os seus pares, assim como o desenvolvimento das habilidades da hetero e autoavaliação, além de se adequar espacialmente à visualidade do estudante Surdo, essencial na formação de professores de Libras.