Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO MEDIADORA E ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NO CONTEXTO BILÍNGUE: TÉCNICA GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113453
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6539
    "inscrito_id" => 17259
    "titulo" => "AVALIAÇÃO MEDIADORA E ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NO CONTEXTO BILÍNGUE: TÉCNICA GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar a percepção dos estudantes quanto à adaptação e aplicação do Grupo de Verbalização e Grupo de Observação – GV/GO como técnica avaliativa da aprendizagem no Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFC. Realizou-se estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, de agosto de 2022 a dezembro de 2023. Considerou-se o universo de 94 estudantes surdos e ouvintes matriculados em duas disciplinas obrigatórias e uma optativa, ofertadas em 2022.1 a 2023.2. Analisou-se as falas dos estudantes mediante análise temática. Coletou-se informações aplicando protocolo de avaliação da técnica, desenvolvido pela autora. A partir das falas dos alunos, ao final de cada avaliação, identificou-se quatro núcleos de sentido: adequação das estratégias de ensinagem e de avaliação; aprendizagem durante o processo avaliativo; garantia da acessibilidade metodológica de estudantes surdos e ouvintes, desenvolvimento da habilidade para a hetero e a autoavaliação. Na percepção dos estudantes, a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas, além de que após a adaptação espacial na disposição dos grupos considerando a visualidade do estudante Surdo. Afirmaram que a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas; e que a adaptação espacial na disposição dos grupos potencializou a participação efetiva dos estudantes Surdos. A técnica revela-se desafiadora para os professores em formação, levando-os a se prepararem mediante leitura crítica dos textos e discussão prévia com os seus pares, assim como o desenvolvimento das habilidades da hetero e autoavaliação, além de se adequar espacialmente à visualidade do estudante Surdo, essencial na formação de professores de Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17259_TB6539_08062024145902.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE MUNGUB"
    "autor_email" => "marilenemunguba@ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113453
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6539
    "inscrito_id" => 17259
    "titulo" => "AVALIAÇÃO MEDIADORA E ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NO CONTEXTO BILÍNGUE: TÉCNICA GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar a percepção dos estudantes quanto à adaptação e aplicação do Grupo de Verbalização e Grupo de Observação – GV/GO como técnica avaliativa da aprendizagem no Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFC. Realizou-se estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, de agosto de 2022 a dezembro de 2023. Considerou-se o universo de 94 estudantes surdos e ouvintes matriculados em duas disciplinas obrigatórias e uma optativa, ofertadas em 2022.1 a 2023.2. Analisou-se as falas dos estudantes mediante análise temática. Coletou-se informações aplicando protocolo de avaliação da técnica, desenvolvido pela autora. A partir das falas dos alunos, ao final de cada avaliação, identificou-se quatro núcleos de sentido: adequação das estratégias de ensinagem e de avaliação; aprendizagem durante o processo avaliativo; garantia da acessibilidade metodológica de estudantes surdos e ouvintes, desenvolvimento da habilidade para a hetero e a autoavaliação. Na percepção dos estudantes, a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas, além de que após a adaptação espacial na disposição dos grupos considerando a visualidade do estudante Surdo. Afirmaram que a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas; e que a adaptação espacial na disposição dos grupos potencializou a participação efetiva dos estudantes Surdos. A técnica revela-se desafiadora para os professores em formação, levando-os a se prepararem mediante leitura crítica dos textos e discussão prévia com os seus pares, assim como o desenvolvimento das habilidades da hetero e autoavaliação, além de se adequar espacialmente à visualidade do estudante Surdo, essencial na formação de professores de Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17259_TB6539_08062024145902.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE MUNGUB"
    "autor_email" => "marilenemunguba@ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Objetivou-se analisar a percepção dos estudantes quanto à adaptação e aplicação do Grupo de Verbalização e Grupo de Observação – GV/GO como técnica avaliativa da aprendizagem no Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFC. Realizou-se estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, de agosto de 2022 a dezembro de 2023. Considerou-se o universo de 94 estudantes surdos e ouvintes matriculados em duas disciplinas obrigatórias e uma optativa, ofertadas em 2022.1 a 2023.2. Analisou-se as falas dos estudantes mediante análise temática. Coletou-se informações aplicando protocolo de avaliação da técnica, desenvolvido pela autora. A partir das falas dos alunos, ao final de cada avaliação, identificou-se quatro núcleos de sentido: adequação das estratégias de ensinagem e de avaliação; aprendizagem durante o processo avaliativo; garantia da acessibilidade metodológica de estudantes surdos e ouvintes, desenvolvimento da habilidade para a hetero e a autoavaliação. Na percepção dos estudantes, a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas, além de que após a adaptação espacial na disposição dos grupos considerando a visualidade do estudante Surdo. Afirmaram que a adaptação do GV/GO como técnica avaliativa é adequada às disciplinas elencadas; e que a adaptação espacial na disposição dos grupos potencializou a participação efetiva dos estudantes Surdos. A técnica revela-se desafiadora para os professores em formação, levando-os a se prepararem mediante leitura crítica dos textos e discussão prévia com os seus pares, assim como o desenvolvimento das habilidades da hetero e autoavaliação, além de se adequar espacialmente à visualidade do estudante Surdo, essencial na formação de professores de Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.