Este trabalho é um relato de experiência sobre a prática de ensino da língua inglesa em uma escola bilíngue da cidade de Belém/PA com base na gamificação, por meio do uso de RPG (Role-Playing game). Com o objetivo de melhorar a produção da linguagem oral de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, bem como aumentar o engajamento nas práticas orais, implementou-se uma atividade contínua de uso do RPG Dungeons and Dragons, a qual permitia a participação dos alunos e das alunas de maneira mais espontânea. A pesquisa deu-se em caráter exploratório e teve como foco a prática do professor e seu planejamento de aulas/estratégias. Autores da gamificação embasam a estruturação dos planejamentos de aula. Apresenta-se, também, autores que destacam os benefícios do uso de Metodologias Ativas, tais como a gamificação, para promover o protagonismo de discentes e como a postura ativa destes pode gerar resultados significativos no processo de aprendizagem. Reforça-se a relevância do RPG como forma de alcançar objetivos de aprendizagem a partir do conceito de “Pedagogia da Imaginação”. Notou-se que o uso do RPG durante as aulas possibilitou uma avaliação mais qualitativa do desempenho dos alunos e alunas, no que tange atividades de produção textual, engajamento nas lições de casa e, principalmente, participações nos momentos que envolveram a oralidade.