Dentre os conceitos trabalhados no eixo “Cultura digital” da proposta curricular do Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação está o letramento digital definido como “[...] os modos de ler e escrever informações, códigos e sinais verbais e não verbais com uso do computador e demais dispositivos digitais, abordando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso dos equipamentos e seus softwares com proficiência.” (Campos, 2020, p. 20). Além disso, a compreensão e o uso crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) aparece entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A competência geral 5 preceitua: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2017, p. 9). Este trabalho busca analisar como os estudantes de ensino médio avaliam o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais. A análise foi documental e teve como corpus textos produzidos por estudantes de ensino médio da Escola Estadual Domingos de Albuquerque, localizada em Ipojuca/PE. Os textos foram produzidos durante a culminância da disciplina eletiva “Letramento digital”. A análise dos textos produzidos demonstrou que os estudantes desenvolveram competências de informação, operação e interação das TDICs, tornando-se usuários mais críticos e conscientes no mundo virtual.