O tema desse estudo é a discussão acadêmica do processo inclusivo da Pessoa com Deficiência (PCD) na escola e no mundo trabalho. Objetiva-se mapear os estudos produzidos nos eventos científicos que tratam sobre o processo inclusivo da PCD. Questiona-se e sua relação entre escola e mundo do trabalho. Portanto, questiona-se sobre a discussão produzida nos eventos científicos do campo educacional da pessoa com deficiência e o que contém nessa discussão em relação a escola e mundo do trabalho? A inclusão mesmo sendo um direito do PCD, ainda se tem preconceito e falta de instituições que viabilizam de forma concreta a viabilidade nesses ambientes. A metodologia teve como base a pesquisa exploratória e uma revisão de literatura das produções acadêmicas sobre o processo inclusivo da PCD e sua relação entre escola e mundo do trabalho, por meio eletrônico do anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), nos anos de 2022 e 2023. O evento acadêmico pesquisado trata sobre as questões da área educacional e sua produção trata das questões relacionadas à escola e de forma rara sobre mundo do trabalho. O mapeamento nos eventos em períodos diferentes e atualizado mostraram que os estudos em ambos preponderam a discussão da área educacional e a relação com o mundo do trabalho ainda se frágil e praticamente invisível.