DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6179 "inscrito_id" => 16267 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas na promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, então, responder ao problema central do estudo, que se constitui da seguinte forma: como a escola regular pode contemplar a acessibilidade curricular no ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual. Para abordar essa questão, a pesquisa propõe ações pedagógicas inclusivas que envolvem a flexibilização no planejamento e o uso de diferentes recursos concretos, adotando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como modelo pedagógico. A metodologia utilizada é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, guiada por um roteiro específico. As entrevistas visam capturar as experiências e percepções dos professores pedagogos, enquanto a observação direta permite compreender a dinâmica das aulas e a eficácia das estratégias pedagógicas implementadas. A análise dos dados segue uma abordagem descritiva interpretativa, permitindo uma exploração aprofundada das informações coletadas e dos contextos observados. Os resultados parciais indicam que a promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática é uma tarefa complexa, que demanda habilidades pedagógicas, flexibilidade por parte dos educadores, uso de recursos didáticos apropriados e um compromisso firme com a inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de formação contínua para os professores, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a implementação de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos. O uso do DUA é enfatizado como uma abordagem eficaz para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, beneficiando não apenas os alunos com deficiência intelectual, mas todos os estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas educacionais e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a acessibilidade curricular, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16267_TB6179_26052024190038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MELLO CAVALIERI" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandacavalieri@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6179 "inscrito_id" => 16267 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas na promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, então, responder ao problema central do estudo, que se constitui da seguinte forma: como a escola regular pode contemplar a acessibilidade curricular no ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual. Para abordar essa questão, a pesquisa propõe ações pedagógicas inclusivas que envolvem a flexibilização no planejamento e o uso de diferentes recursos concretos, adotando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como modelo pedagógico. A metodologia utilizada é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, guiada por um roteiro específico. As entrevistas visam capturar as experiências e percepções dos professores pedagogos, enquanto a observação direta permite compreender a dinâmica das aulas e a eficácia das estratégias pedagógicas implementadas. A análise dos dados segue uma abordagem descritiva interpretativa, permitindo uma exploração aprofundada das informações coletadas e dos contextos observados. Os resultados parciais indicam que a promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática é uma tarefa complexa, que demanda habilidades pedagógicas, flexibilidade por parte dos educadores, uso de recursos didáticos apropriados e um compromisso firme com a inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de formação contínua para os professores, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a implementação de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos. O uso do DUA é enfatizado como uma abordagem eficaz para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, beneficiando não apenas os alunos com deficiência intelectual, mas todos os estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas educacionais e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a acessibilidade curricular, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16267_TB6179_26052024190038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MELLO CAVALIERI" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandacavalieri@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }