O terrário é uma prática que se desenvolve no intuito de recriar nosso meio natural de forma reduzida, sendo assim o Meio Ambiente está inserido nesta perspectiva. O estudo teve como objetivo caracterizar e analisar a utilização do terrário como um recurso didático ao estímulo da aprendizagem da Educação Ambiental e comparar as atividades deste tema em relação à duas escolas de rede pública em Belém do Pará. Para tal, foi realizada uma pesquisa experimental e descritiva, com dados coletados a partir de atividades práticas do tipo observatório com alunos dos dois sistemas públicos de ensino da região, respectivamente do 7° e 8° ano do ensino fundamental. A aplicabilidade do terrário apresentou eficácia para a abordagem da Educação Ambiental no ensino público, sendo os R’s da sustentabilidade instrumentos ideais para entender melhor esta temática bem como instigar o desenvolvimento da perspectiva de pensamento e comportamento dos alunos inseridos em dois sistemas divergentes de ensino básico. A análise comparativa de aprendizagem das duas escolas presentes nesta atividade, foi relevante para compreensão da falta de atividades voltadas para o ensino da EA no ensino básico Estadual. Logo, a aplicação do terrário se mostrou eficaz para trabalhar a perspectiva da Educação ambiental na rede pública de ensino.