A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112333 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 14634 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB4916_27102024042218.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112333 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 14634 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB4916_27102024042218.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }