O ensino de Arte como componente curricular obrigatório na educação básica é garantido pela LDB 9.394/96. No entanto, o exercício docente deste componente curricular, muitas vezes, exige que o professor de Arte lecione os conteúdos das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Diante desta realidade, o presente texto analisa o exercício docente de três professores de Arte/Dança que foram aprovados no último concurso da Prefeitura do Recife. A presente pesquisa tem como recorte a experiência docente desses professores, tendo em vista que os mesmos são graduados em Dança e, portanto, estão habilitados para lecionar Dança na Educação Básica. Pretende-se, com isso, refletir sobre os desafios encontrados para lecionar a linguagem na qual são formados e compreender quais as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino da Dança no contexto do ensino fundamental anos finais, da Prefeitura do Recife. O referencial teórico-metodológico é composto por autores do campo da Dança/Educação: Marques (2010), Corrêa e Santos (2022) e da Teoria do Currículo: Arroyo (2013). A metodologia utilizada é a Pesquisa Educacional Baseada em Arte, tendo como foco o método da a/r/tografia. Os resultados apresentados compreendem o ingresso dos licenciados em Dança, como professores de Arte, na rede municipal de ensino do Recife, e as práticas pedagógicas que estão desenvolvendo no início da carreira docente na rede de ensino pública.