A pesquisa analisa o debate sobre os impactos que a nova BNCC e o novo ensino médio estão produzindo no ofício dos professores sociologia nas escolas estaduais da cidade de Salvador- Bahia. Entendendo a formação continuada de professores como algo extremamente necessário a este contexto de mudanças significativas no cenário educativo , visamos verificar o que foi feito ao longo destes ultimos dois anos no que tange ao processo de adaptação dos docentes a estas novas realidades. Pensar a formação de professores neste contexto requer também entender como tais mudanças afetaram de alguma forma a identidade , pessoalidade e profissionalidade docente ,uma vez que tais professores tiveram que assumir outras competências e habilidades para a atender estas novas demandas. Teóricos como Penin ( 2009 ) Gatti ( 2010 ) , Nóvoa (2019 ) . Veiga ( 2008 ) Tardif ( 2022 ) Perrenoud (2000) Candau ( 2016 ) Bodart & Feijó( 2020) e André (2013 )nos auxiliaram no entendimento conceitual desta problemática. Na pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com os professores de sociologia em 5 escolas estaduais da cidade de Salvador , além da prática da observação participante nas salas de aulas onde estes docentes lecionam. Ficou constatada uma imensa insatisfação por parte dos professores em relação a BNCC e ao novo ensino médio. Falta de informação , falta de formação de professores ,perda de carga horária, mau entendimento a respeito dos objetivos dos novos componentes curriculares , insatisfação em relação aos livros didáticos oferecidos , bem como precarização do trabalho docente , são questões apontadas pelos professores. O projeto curricular da BNCC que teve consequências na produção no novo ensino médio promoveu diversas mudanças estruturantes que afetaram o cotidiano dos professores de escolas públicas interferindo diretamente em sua qualidade profissional .