Refletir a prática docente requer compreensão do dia a dia deste espaço único que é a sala de aula. Assim sendo, o principal objetivo do presente artigo intenciona descrever cenas de aulas observadas e experienciadas no ambiente escolar. Posto isso, partimos de diálogos entre educadores e educandos surgindo daí a condução da escrita e vivências as quais os atores se engajam e são os resultados positivos de sua própria ação conjunta. É dada especial importância a ação-reflexão-ação do fazer docente tendo como ponto de partida a reflexão do não fazer para impulsionar o agir com qualidade da aprendizagem significativa. Os principais autores que fundamentam esse trabalho foram Paulo Freire (1996), José Carlos Libâneo (1986 – 1994) e Jorge Larrosa (2019). O trabalho se desenvolve como projeto de pesquisa, envolvendo discentes e docentes, participantes do Curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação do IFRN, Campus Parelhas. Os resultados apontam para a necessidade constante de formação continuada por parte do professor onde ele possa refletir sua prática, caracterizada por várias funções e atribuições que acontecem em diferentes espaços/tempos atualmente chegando a escola e consequentemente a sala de aula, interferindo na ação pedagógica e na construção do conhecimento que proporcionem experiências significativas e contextualizadas. Para isso, percebe-se a importância de estudos bibliográficos que permitam ampliar a capacidade de compreender, repensar e transformar seu fazer docente.