COSTURANDO CONHECIMENTO: O PAPEL DA CONFECÇÃO DE ROUPAS PERSONALIZADAS NO ENSINO DE ANATOMIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113014 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5880 "inscrito_id" => 15784 "titulo" => "COSTURANDO CONHECIMENTO: O PAPEL DA CONFECÇÃO DE ROUPAS PERSONALIZADAS NO ENSINO DE ANATOMIA" "resumo" => "O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Já o sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Muitos alunos possuem dificuldade na compreensão desses sistemas. Dessa forma é preciso a busca de mecanismos que facilitem a aprendizagem dos alunos. Em decorrência da dificuldade dos alunos em compreender a anatomia humana o presente trabalho buscou propor uma atividade prática que instigasse o protagonismo dos alunos. A pesquisa foi realizado com alunos da turma de 43 alunos do 2º ano de estética da EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho. A princípio foi dado o conteúdo em sala de aula, com uma visita posterior ao laboratório de anatomia da faculdade ViaSapiens. Após o conteúdo dado, os alunos foram divididos em grupos entre oito e dez alunos e confeccionaram roupas do sistema endócrino e digestório. Feito isso, os alunos se direcionaram as turmas de 1º ano realizando um questionário para aferir o conhecimento sobre os sistemas endócrino e digestivo. Os dados foram organizados em gráficos, e interpretados e, posteriormente, os grupos realizaram uma pequena apresentação com auxílio das roupas produzidas; por fim, reaplicaram o questionário e organizaram os dados em gráficos, alguns utilizaram o Excel outros preferiram o Canva. Á partir do presente trabalho foi possível aferir que os alunos confeccionaram satisfatoriamente as roupas. Comparando o 1° e o 2° questionário, os alunos observaram que houve uma progressão no número de acertos isso significa que a estratégia foi eficiente. Em geral os alunos interagiram e conseguiram apender alguns conceitos sobre anatomia. Conclui-se, que o presente estudo foi eficiente na elaboração da estratégia de ensino aprendizagem. Podendo ser posteriormente replicada em outras turmas e escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15784_TB5880_09062024161427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MOURÃO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "NATALIA" "autor_email" => "nataliahistoria25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113014 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5880 "inscrito_id" => 15784 "titulo" => "COSTURANDO CONHECIMENTO: O PAPEL DA CONFECÇÃO DE ROUPAS PERSONALIZADAS NO ENSINO DE ANATOMIA" "resumo" => "O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Já o sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Muitos alunos possuem dificuldade na compreensão desses sistemas. Dessa forma é preciso a busca de mecanismos que facilitem a aprendizagem dos alunos. Em decorrência da dificuldade dos alunos em compreender a anatomia humana o presente trabalho buscou propor uma atividade prática que instigasse o protagonismo dos alunos. A pesquisa foi realizado com alunos da turma de 43 alunos do 2º ano de estética da EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho. A princípio foi dado o conteúdo em sala de aula, com uma visita posterior ao laboratório de anatomia da faculdade ViaSapiens. Após o conteúdo dado, os alunos foram divididos em grupos entre oito e dez alunos e confeccionaram roupas do sistema endócrino e digestório. Feito isso, os alunos se direcionaram as turmas de 1º ano realizando um questionário para aferir o conhecimento sobre os sistemas endócrino e digestivo. Os dados foram organizados em gráficos, e interpretados e, posteriormente, os grupos realizaram uma pequena apresentação com auxílio das roupas produzidas; por fim, reaplicaram o questionário e organizaram os dados em gráficos, alguns utilizaram o Excel outros preferiram o Canva. Á partir do presente trabalho foi possível aferir que os alunos confeccionaram satisfatoriamente as roupas. Comparando o 1° e o 2° questionário, os alunos observaram que houve uma progressão no número de acertos isso significa que a estratégia foi eficiente. Em geral os alunos interagiram e conseguiram apender alguns conceitos sobre anatomia. Conclui-se, que o presente estudo foi eficiente na elaboração da estratégia de ensino aprendizagem. Podendo ser posteriormente replicada em outras turmas e escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15784_TB5880_09062024161427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MOURÃO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "NATALIA" "autor_email" => "nataliahistoria25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }