Em alguns casos percebe-se que o ensino de Botânica é considerado fastidioso, desmotivador e maçante, desarticulado do cotidiano e das próprias plantas por alunos do ensino médio. Baseado nessa problemática, o presente estudo propõe descrever uma atividade prática realizada na disciplina de biologia na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho em que foi realizada a classificação botânica das plantas encontradas no ambiente escolar. O objetivo principal é promover a compreensão da biodiversidade local e estimular o interesse. A intervenção foi realizada em etapas. Inicialmente, a professora introduziu os conceitos básicos de botânica e taxonomia, incluindo a classificação de plantas com base em características morfológicas. Em seguida, realizou-se uma expedição de campo dentro do ambiente escolar, durante a qual foi fotografado vários tipos de plantas. A classificação foi feita observando as seguintes características: número de pétalas, número de cotilédones, mas principalmente a disposição dos feixes vasculares das folhas. Ao total foram fotografadas 30 plantas no qual foram classificadas da seguinte forma: uma briófita, uma pteridófita, duas gimnospermas e 26 angiospermas. Das angiospermas notou-se que 20 são dicotiledôneas e seis monocotiledôneas. Com esta prática pôde-se desenvolver habilidades de observação e análise, bem como uma compreensão mais profunda da diversidade de plantas em seu entorno imediato. Além disso, foi possível explorar a natureza ao redor no qual desenvolvi um maior senso de conexão com o meio ambiente. Logo acredita-se que esta abordagem prática e interdisciplinar pode inspirar um interesse duradouro pela botânica e pela conservação ambiental entre os estudantes.