O presente trabalho propõe uma reflexão de caráter formativo, por meio de uma revisão da literatura acerca dos possíveis impactos causados pelas expressões das narrativas docentes nos processos de formação de professores para uma substancial atuação articulada entre a mediação presencial e as possibilidades digitais disponíveis ao cenário educacional, ao considerar a irremediável transformação laboral oriunda do recorte temporal pandêmico que fomentou o espaço virtual como território de desenvolvimento profissional. Para isso, a metodologia do estudos das narrativas que apresenta modos singulares de compreensão e acolhimento das trajetórias profissionais, provoca neste estudo uma reflexão aportada em Moreira, Anunciato e Viana (2020) e Oliveira e Gama (2014) e entrelaçada a Bacich e Moran (2017) para compreender os processos formativos dos educadores e Mercado et al (2021) e Pimentel (2023) para alcançar o entendimento da relação entre estes e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Além André (2007) e Chizzotti (1991) pelo caráter qualitativo que busca o conhecimento sobre a docência no hoje, considerando os tempos, espaços e contextos. Neste ínterim, romper com os processos padronizados e estereotipados pelas instituições e sistemas seria uma vereda fecunda e dialógica a uma formação docente de mais impacto e extensão, na qual trajetórias, narrativas e memória podem compor um constructo sociopedagógico mais linkado a cada realidade.