A resolução de problemas envolvendo operações básicas constitui-se em um desafio significativo no âmbito do Componente Curricular Matemática. As dificuldades potenciais enfrentadas pelos estudantes podem estar associadas à estrutura algorítmica das operações, como os reagrupamentos na adição e subtração, à memorização da tabuada de multiplicação e, consequentemente, à divisão. Além disso, essas dificuldades podem estar relacionadas à compreensão dos enunciados, resultado de problemas de leitura e interpretação. Nesse contexto, o presente artigo apresenta dados de uma investigação sobre a resolução de problemas matemáticos por estudantes do 6º ano de uma escola municipal em Fortaleza/CE. A investigação, de base qualitativa, coloca em destaque a resolução, por parte dos estudantes, de problemas que envolvem estruturas aditivas e multiplicativas, tomando como referência os estudos de Gerard Vergnaud. Os instrumentos de pesquisa utilizados incluem dois blocos de situações-problema, contendo cada um cinco itens, que abordam os conceitos de operações básicas, elaborados visando contemplar, também, diferentes níveis de demanda cognitiva. Uma entrevista semiestruturada, destinada a obter informações adicionais sobre possíveis dificuldades encontradas na resolução dos problemas, é parte dos dados coletados. Resultados preliminares apontam que na análise do bloco 1, foi verificado que, num total de 160 itens (32 alunos participantes), houve apenas 65 acertos. Entre os 95 erros, 27 foram na estrutura algorítmica e 68 apresentam características de falta de compreensão dos enunciados, como por exemplo, operação diferente da solicitada e resoluções incompletas.