DOCÊNCIA E PRÁTICA DE PROFESSORAS DO SEGUNDO ANO: HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO PARA A APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112127 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 14686 "titulo" => "DOCÊNCIA E PRÁTICA DE PROFESSORAS DO SEGUNDO ANO: HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO PARA A APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este projeto de pesquisa discorre sobre a heterogeneidade de conhecimentos necessários para a prática docente em turmas dos 2º anos em uma escola pública do município de Fortaleza. Partindo dessa premissa, é necessário que o educador desenvolva estratégias para oportunizar a aprendizagem no processo de alfabetização, respeitando a autonomia e a identidade dos alunos, pois, para alcançá-los, deve-se considerar que as crianças interagem por meio de diversas linguagens em suas vivências e campo de interesses. Desse modo, o estudo sobre a heterogeneidade de conhecimentos para a prática docente em turmas que estão no ciclo de alfabetização é essencial, haja vista que dentro do contexto escolar por meio da educação formal a diversidade de saberes docentes tem uma relação dialética com as especificidades de cada aluno, visando a aprendizagem. Foram utilizadas obras de diversos autores, entre eles Candau (2012); Freire (1996); Ghedin e Pimenta (2022); Martins e Pimenta (2020); Soares (2020); Tardif (2002); Vygotsky (2000) com a finalidade de dar embasamento teórico a este trabalho. Nesse sentido, buscamos investigar a partir da percepção das professoras em atividade nas turmas dos 2ºanos os conhecimentos pertinentes para a atuação no ciclo de alfabetização, realizando entrevista semi-estruturada com professoras que atuam nesse segmento. Assim, nos deparamos com a problematização a seguir: Quais os saberes necessários para a prática docente? Como a heterogeneidade de saberes docentes contribui para uma alfabetização efetiva? De que maneira a formação do professor contribui para o desenvolvimento de suas competências pedagógicas? Após a análise dos dados coletados, que diante das reflexões e dos questionamentos elaborados como resultado desta pesquisa percebemos a importância da formação continuada do professor, prezando não somente os aspectos qualitativos, mas também a intencionalidade do educador em uma formação voltada para os ciclos alfabetizadores de forma analítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14686_TB4633_09102024212721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZANGELA ABREU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA" "autor_email" => "elizangelaabreudasilvaabreu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112127 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4633 "inscrito_id" => 14686 "titulo" => "DOCÊNCIA E PRÁTICA DE PROFESSORAS DO SEGUNDO ANO: HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO PARA A APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este projeto de pesquisa discorre sobre a heterogeneidade de conhecimentos necessários para a prática docente em turmas dos 2º anos em uma escola pública do município de Fortaleza. Partindo dessa premissa, é necessário que o educador desenvolva estratégias para oportunizar a aprendizagem no processo de alfabetização, respeitando a autonomia e a identidade dos alunos, pois, para alcançá-los, deve-se considerar que as crianças interagem por meio de diversas linguagens em suas vivências e campo de interesses. Desse modo, o estudo sobre a heterogeneidade de conhecimentos para a prática docente em turmas que estão no ciclo de alfabetização é essencial, haja vista que dentro do contexto escolar por meio da educação formal a diversidade de saberes docentes tem uma relação dialética com as especificidades de cada aluno, visando a aprendizagem. Foram utilizadas obras de diversos autores, entre eles Candau (2012); Freire (1996); Ghedin e Pimenta (2022); Martins e Pimenta (2020); Soares (2020); Tardif (2002); Vygotsky (2000) com a finalidade de dar embasamento teórico a este trabalho. Nesse sentido, buscamos investigar a partir da percepção das professoras em atividade nas turmas dos 2ºanos os conhecimentos pertinentes para a atuação no ciclo de alfabetização, realizando entrevista semi-estruturada com professoras que atuam nesse segmento. Assim, nos deparamos com a problematização a seguir: Quais os saberes necessários para a prática docente? Como a heterogeneidade de saberes docentes contribui para uma alfabetização efetiva? De que maneira a formação do professor contribui para o desenvolvimento de suas competências pedagógicas? Após a análise dos dados coletados, que diante das reflexões e dos questionamentos elaborados como resultado desta pesquisa percebemos a importância da formação continuada do professor, prezando não somente os aspectos qualitativos, mas também a intencionalidade do educador em uma formação voltada para os ciclos alfabetizadores de forma analítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14686_TB4633_09102024212721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZANGELA ABREU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA" "autor_email" => "elizangelaabreudasilvaabreu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }