O artigo é fruto de pesquisa sobre implicações da pandemia de Covid-19, no ensino aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em matemática, IFMA/ Campus Monte castelo, situado na capital São Luís. Para realização da pesquisa partiu-se do seguinte questionamento: quais repercussões da pandemia no processo de ensino aprendizagem de licenciando? A necessidade em buscar resposta ao questionamento levou a formulação do seguinte objetivo da pesquisa: analisar as repercussões da pandemia na aprendizagem de licenciando da matemática IFMA/Campus Monte Castelo. Para dar conta desse desafio, foi elaborado e aplicado questionário via Google Forms com discentes do segundo, quarto, sexto e oitavo período da licenciatura. O resultado revelou que a pandemia trouxe várias dificuldades, dentre elas, questões de acesso a recursos tecnológicos de informação e comunicação, sobretudo, para os alunos que não dispunham de condições mínimas para assistir as aulas remotas, de assimilação de conteúdos, dentre eles, se destaca, a trigonometria, a geometria plana e análise combinatória. Ao serem questionados sobre os fatores geradores dessas dificuldades, quase oitenta por cento dos alunos responderam que é a falta de base no ensino médio. Apesar de serem historicamente, conhecidas algumas das dificuldades inerentes ao ensino e à aprendizagem da matemática, entretanto, a pandemia aprofundou as dificuldades existentes e cria novas dificuldades. Nesse sentido, ao mesmo tempo, em que a pesquisa revela as dificuldades, aponta também para os desafios, inclusive em âmbito institucional, no sentido de criar política que ajude os discentes a superar as dificuldades encontradas para permanecer e concluir o curso.