O presente artigo tem como objetivo relatar de maneira reflexiva a experiência do autor, trabalhando com a capoeira no espaço escolar, de maneira integrada ao projeto pedagógico e curricular da escola. Este tema surgiu da necessidade de refletir esta experiência, a partir da vivência do autor, no âmbito do Projeto Capoeira no Chão da Escola, implantado desde 2022, na rede municipal de João Pessoa-PB, discutindo o papel da capoeira enquanto rica manifestação da cultura afro-brasileira e o seu potencial formativo, enquanto instrumento educacional inserida no contexto da educação escolar, apresentando as contribuições, potencialidades e desafios vivenciados nesta experiência. A metodologia utilizada foi o relato de experiência reflexivo, a partir da participação do autor no Projeto “Capoeira no Chão da Escola: Gingando entre Saberes”, implementado na rede municipal de João Pessoa-PB em 2022, relacionando com as contribuições de autores como Candau (2000), Munanga (2005), Almeida (2019), entre outros, assim como os documentos oficiais e legais pertinentes ao tema da inserção da cultura africana e afro-brasileira no currículo das escolas. Os resultados mostraram que a capoeira contribui significativamente na formação cidadã dos alunos e alunas participantes, na perspectiva da educação antirracista, e que seu rico potencial formativo pode e deve ser explorado ainda mais pela educação escolar.