Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência dos graduandos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Macau) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O foco é destacar as contribuições do programa e os benefícios que ele oferece para a formação docente. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e é baseado em uma revisão teórica sobre a formação de professores, considerando especificamente a participação dos graduandos do curso de Biologia no PIBID. A análise é sustentada por pesquisas em artigos científicos que embasam a experiência relatada. Os resultados indicam que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos futuros docentes. Através da integração entre teoria e prática proporcionada pelo programa, os graduandos desenvolvem um maior interesse e preparo para a carreira docente. A participação no PIBID permite que os estudantes reflitam mais profundamente sobre a profissão, estreitem os laços com a realidade escolar e aprimorem suas práticas de ensino. Além disso, o programa contribui significativamente para a melhoria da formação inicial, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios da profissão com mais competência e confiança. Em conclusão, o PIBID se revela fundamental para garantir uma formação docente de alta qualidade, oferecendo aos graduandos uma experiência prática valiosa e promovendo um alinhamento eficaz entre teoria e prática pedagógica.