Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição da neurociência cognitiva no processo de ensino-aprendizagem e a formação de professores. A neurociência busca entender como os alunos desenvolvem suas habilidades e competências neuro-sociais, afetivas e cognitivas, destacando a importância de um ambiente acolhedor e estimulante. Para tanto, é essencial o professor compreender os mecanismos de aquisição da aprendizagem, o funcionamento do cérebro e a interação humana no contexto educacional, promovendo o desenvolvimento de novas memórias e, consequentemente, novos aprendizados contribuindo no potencial cognitivo de cada educando A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, utilizando o método de revisão de literatura com base em fontes como Scielo, Google Acadêmico e obras de educadores e autores especializados na temática. A questão norteadora deste estudo foi: Qual a contribuição da neurociência cognitiva na educação e formação de professores? Os resultados apontam para uma compreensão aprofundada do desenvolvimento da neurociência cognitiva, uma ramificação específica da neurociência, e suas implicações no aprimoramento do conhecimento relacionado ao desenvolvimento neural. O estudo evidencia como a exploração do potencial cognitivo dos educandos pode ser otimizada pela aplicação dos princípios da neurociência cognitiva. Conclui-se que o conhecimento sobre a neurociência cognitiva no processo de ensino-aprendizagem contribui significativamente para o professor compreender a atualização das memórias dos alunos e a ampliação da rede neural, promovendo o desenvolvimento de novas memórias e, consequentemente, novos aprendizados