ENTENDIMENTO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM - CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109164 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 4178 "titulo" => "ENTENDIMENTO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM - CE" "resumo" => "O ensino de Educação Ambiental (EA) possui particularidades conceituais que devem ser compreendidas com clareza, sendo necessário a formação contínua de professores como estratégia fundamental e prioritária para garantir práticas de qualidade de EA nas escolas. Neste interim, objetivou-se analisar a percepção dos professores das séries finais do Ensino Fundamental sobre a EA em uma escola municipal de Quixeramobim - CE. Para tanto foi aplicado um questionário com 10 questões através do Google Forms, com cinco professores, com questões objetivas e subjetivas relacionadas a EA. Os resultados apontam que 100% dos entrevistados consideram “muito importante” a temática Educação Ambiental no ambiente escolar, entretanto quanto a sua preparação para ministrar a disciplina predominou a resposta de “mais ou menos preparado” em 80% dos casos e 20% se consideraram “muito preparado”. Quanto ao livro didático, os professores conseguem visualizar conteúdos relacionados ao tema de EA, e apenas um entrevistado cita não observar essa abordagem nos livros. Quando questionados o que melhoraria a didática em sala para se trabalhar educação ambiental algumas respostas foram: “começa a trabalhar logo com as séries iniciais”; “receber mais apoio pedagógico do município”; “a formação e profissionais que sejam capacitados na área”; “mais investimento em cursos, materiais pedagógicos”. Outrossim, quando questionados se já participaram de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento na área de EA, 60% afirmam que sim e 40% que não. Diante disso, é evidente que a EA é uma temática relevante para os docentes no contexto escolar e embora haja um reconhecimento unânime dessa importância, os dados fornecem uma lacuna quanto a preparação dos docentes para trabalhar EA em suas disciplinas. Por isso, ressalta-se a necessidade de mais investimentos em capacitação profissional tendo em vista que os docentes entrevistados se sentem parcialmente preparados para lecionar educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4178_TB430_27102024184608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA LIMA GUIMARAES" "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA" "autor_email" => "luanalimaguimaraes@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109164 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 4178 "titulo" => "ENTENDIMENTO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM - CE" "resumo" => "O ensino de Educação Ambiental (EA) possui particularidades conceituais que devem ser compreendidas com clareza, sendo necessário a formação contínua de professores como estratégia fundamental e prioritária para garantir práticas de qualidade de EA nas escolas. Neste interim, objetivou-se analisar a percepção dos professores das séries finais do Ensino Fundamental sobre a EA em uma escola municipal de Quixeramobim - CE. Para tanto foi aplicado um questionário com 10 questões através do Google Forms, com cinco professores, com questões objetivas e subjetivas relacionadas a EA. Os resultados apontam que 100% dos entrevistados consideram “muito importante” a temática Educação Ambiental no ambiente escolar, entretanto quanto a sua preparação para ministrar a disciplina predominou a resposta de “mais ou menos preparado” em 80% dos casos e 20% se consideraram “muito preparado”. Quanto ao livro didático, os professores conseguem visualizar conteúdos relacionados ao tema de EA, e apenas um entrevistado cita não observar essa abordagem nos livros. Quando questionados o que melhoraria a didática em sala para se trabalhar educação ambiental algumas respostas foram: “começa a trabalhar logo com as séries iniciais”; “receber mais apoio pedagógico do município”; “a formação e profissionais que sejam capacitados na área”; “mais investimento em cursos, materiais pedagógicos”. Outrossim, quando questionados se já participaram de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento na área de EA, 60% afirmam que sim e 40% que não. Diante disso, é evidente que a EA é uma temática relevante para os docentes no contexto escolar e embora haja um reconhecimento unânime dessa importância, os dados fornecem uma lacuna quanto a preparação dos docentes para trabalhar EA em suas disciplinas. Por isso, ressalta-se a necessidade de mais investimentos em capacitação profissional tendo em vista que os docentes entrevistados se sentem parcialmente preparados para lecionar educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4178_TB430_27102024184608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA LIMA GUIMARAES" "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA" "autor_email" => "luanalimaguimaraes@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }