O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111651 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3937 "inscrito_id" => 9225 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "Acredita-se que a consolidação das habilidades referentes à unidade temática Geometria seja fundamental, especialmente por possibilitar o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Desse modo, entende-se que a abordagem desse campo da Matemática favorece a apropriação de diversas competências geométricas, principalmente as que envolvem a exploração do espaço e das formas a partir das figuras geométricas, além de oportunizar a mobilização das capacidades que envolvem as ideias de pensar, compreender, descrever e representar o espaço onde vivem, bem como observar e identificar regularidades, o que em conjunto contribui para uma formação de sujeitos emancipados. Porém, nem sempre essa perspectiva é abordada na EJA, e, por isso, defende-se que tais conhecimentos sejam desenvolvidos levando em consideração as experiências profissionais e vivências cotidianas desses estudantes. Assim, como forma de evidenciar a importância do ensino da Geometria na EJA, este trabalho apresenta uma experiência vivenciada com os alunos dessa modalidade, estudantes do Ciclo VI- Ensino Médio- de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Mamanguape/PB. Desse modo, relata-se como foi abordado o objeto de conhecimento Poliedro, o qual ocorreu a partir da manipulação de objetos e embalagens de produtos de fácil acesso, como também, por meio da construção dos sólidos. Os resultados obtidos foram analisados a partir da abordagem qualitativa, haja vista que se trata de um estudo de caso, no qual foram considerados seus aspectos descritivos. A partir dessa experiência, constatou-se que a prática desenvolvida mobilizou as competências e as habilidades indicadas pela BNCC, no que se refere ao tratamento do tema abordado, além de ter proporcionado um ensino diferenciado, dinâmico e inovador, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9225_TB3937_07102024211947.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "Francisco Guimarães" "autor_email" => "franciscoguimaraespb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111651 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3937 "inscrito_id" => 9225 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "Acredita-se que a consolidação das habilidades referentes à unidade temática Geometria seja fundamental, especialmente por possibilitar o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Desse modo, entende-se que a abordagem desse campo da Matemática favorece a apropriação de diversas competências geométricas, principalmente as que envolvem a exploração do espaço e das formas a partir das figuras geométricas, além de oportunizar a mobilização das capacidades que envolvem as ideias de pensar, compreender, descrever e representar o espaço onde vivem, bem como observar e identificar regularidades, o que em conjunto contribui para uma formação de sujeitos emancipados. Porém, nem sempre essa perspectiva é abordada na EJA, e, por isso, defende-se que tais conhecimentos sejam desenvolvidos levando em consideração as experiências profissionais e vivências cotidianas desses estudantes. Assim, como forma de evidenciar a importância do ensino da Geometria na EJA, este trabalho apresenta uma experiência vivenciada com os alunos dessa modalidade, estudantes do Ciclo VI- Ensino Médio- de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Mamanguape/PB. Desse modo, relata-se como foi abordado o objeto de conhecimento Poliedro, o qual ocorreu a partir da manipulação de objetos e embalagens de produtos de fácil acesso, como também, por meio da construção dos sólidos. Os resultados obtidos foram analisados a partir da abordagem qualitativa, haja vista que se trata de um estudo de caso, no qual foram considerados seus aspectos descritivos. A partir dessa experiência, constatou-se que a prática desenvolvida mobilizou as competências e as habilidades indicadas pela BNCC, no que se refere ao tratamento do tema abordado, além de ter proporcionado um ensino diferenciado, dinâmico e inovador, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9225_TB3937_07102024211947.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "Francisco Guimarães" "autor_email" => "franciscoguimaraespb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }