A anatomia vegetal exerce uma influência significativa nos estudos que abordam o comportamento das plantas diante de estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se no presente trabalho utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. A parte prática ocorreu no laboratório da escola com os estudantes de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Imperatriz – MA, a priori, foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares e foliares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática de fixação para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas no exercício de fixação realizado como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré-estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade prática desenvolvida permitiu um melhor envolvimento e entendimento dos discentes participantes. Portanto, é necessário um maior envolvimento entre escolas de Educação Básica da Rede Pública e as Universidades, viabilizando assim, a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade dos estudantes da educação básica.