SIMPLIFICANDO A BOTÂNICA: PRÁTICA DE ANATOMIA VEGETAL PARA TURMAS DE 7° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109476 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 6510 "titulo" => "SIMPLIFICANDO A BOTÂNICA: PRÁTICA DE ANATOMIA VEGETAL PARA TURMAS DE 7° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "A anatomia vegetal exerce uma influência significativa nos estudos que abordam o comportamento das plantas diante de estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se no presente trabalho utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. A parte prática ocorreu no laboratório da escola com os estudantes de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Imperatriz – MA, a priori, foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares e foliares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática de fixação para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas no exercício de fixação realizado como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré-estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade prática desenvolvida permitiu um melhor envolvimento e entendimento dos discentes participantes. Portanto, é necessário um maior envolvimento entre escolas de Educação Básica da Rede Pública e as Universidades, viabilizando assim, a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade dos estudantes da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6510_TB856_29022024142101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LOPES COSTA" "autor_nome_curto" => "Daniel Lopes Co" "autor_email" => "daniel2014lopescosta@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109476 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 6510 "titulo" => "SIMPLIFICANDO A BOTÂNICA: PRÁTICA DE ANATOMIA VEGETAL PARA TURMAS DE 7° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "A anatomia vegetal exerce uma influência significativa nos estudos que abordam o comportamento das plantas diante de estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se no presente trabalho utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. A parte prática ocorreu no laboratório da escola com os estudantes de 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Imperatriz – MA, a priori, foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares e foliares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática de fixação para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas no exercício de fixação realizado como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré-estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade prática desenvolvida permitiu um melhor envolvimento e entendimento dos discentes participantes. Portanto, é necessário um maior envolvimento entre escolas de Educação Básica da Rede Pública e as Universidades, viabilizando assim, a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade dos estudantes da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6510_TB856_29022024142101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LOPES COSTA" "autor_nome_curto" => "Daniel Lopes Co" "autor_email" => "daniel2014lopescosta@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }