Esta pesquisa descreve experiências didáticas provenientes de adaptações na construção e desenvolvimento de jogos lúdicos a partir do jogo Piquenique e sua relação com a abordagem de conceitos matemáticos. A metodologia foi quanti-qualitativa. Inicialmente, o docente apresentou o jogo Piquenique e incentivou os alunos a criarem novos jogos baseados nele. Assim, os alunos desenvolveram os jogos Supermarket e São João Gamer. Para avaliar as adaptações e o impacto dessas criações, foram aplicados questionários à nove alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual em Pernambuco. Os questionários abordaram a idade dos alunos, as motivações para modificar o jogo Piquenique, as alterações realizadas, os conceitos matemáticos explorados, a experiência com a construção e desenvolvimento do jogo e se os alunos incentivariam o uso de jogos em sala de aula pelos docentes. Os resultados indicaram que os discentes, com idades entre 16 e 17 anos, inspiraram-se em elementos culturais e cotidianos para criar os novos jogos. O São João Gamer foi inspirado nas festividades de São João, incorporando comidas típicas, fogueiras e balões, enquanto o Supermarket foi baseado em um supermercado, demonstrando criatividade no desenvolvimento do jogo. Os conceitos matemáticos aplicados incluíram raciocínio lógico, controle financeiro e operações básicas de soma e subtração. As alterações nos tabuleiros e regras dos jogos visaram tornar a jogabilidade mais dinâmica e envolvente, sem comprometer a estrutura original. Os alunos avaliaram positivamente a experiência, destacando o trabalho em equipe, a aplicação prática dos conceitos aprendidos e a satisfação em ver suas criações finalizadas. Todos afirmaram que incentivariam os professores a utilizarem jogos nas aulas de Matemática, considerando-os ferramentas eficazes para tornar o aprendizado mais fácil e divertido.