EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113515 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6621 "inscrito_id" => 7465 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7465_TB6621_09062024164946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Venythyais" "autor_email" => "venythyais.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113515 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6621 "inscrito_id" => 7465 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7465_TB6621_09062024164946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Venythyais" "autor_email" => "venythyais.costa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }